Ouça ao vivo

App vai ajudar na prevenção de casos de Covid em escolas de Campinas

Foto: Valéria Hein

A Prefeitura de Campinas recebeu e oficializou o aplicativo EducaSaúde, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho e a Unicamp.  

De acordo com Ricardo Dahab, professor do Instituto de Computação da Unicamp, o sistema tem como objetivo acompanhar e prevenir, em tempo real, a contaminação de Covid-19 nas escolas. “Uma vez feita a entrada via login e senha, a pessoa responde um questionário de sintomas. Se a combinação revelar que há uma forte possibilidade de que seja Covid, uma notificação é enviada para um local, que no caso da cidade de Campinas vai ser o Devisa, o Departamento de Vigilância Sanitária.”

O monitoramento em unidades públicas de ensino acontece por meio e informações fornecidas por estudantes, pais, docentes, funcionários e gestores sobre o estado de saúde de todos que frequentam os locais registrados pelo aplicativo.  As vigilâncias em saúde também poderão gerar relatórios diários de monitoramento e direcionar as demandas para as unidades de saúde mais próximas.  

Segundo o professor, a nova ferramenta já está em funcionamento para quem frequenta a Universidade desde o ano passado e deve ser liberado em breve para o resto da população. “O aplicativo já está disponível na Unicamp desde 13 de setembro do ano passado. Inclusive, os alunos que vão chegar dia 14 de março só, se eles quiserem começar a preencher, desde já eles podem. Na cidade de Campinas ele está entrando em funcionamento agora, não sei se vai mais um dia ou dois, e ele já vai ser colocado em disponibilidade.”

A iniciativa faz parte de um inquérito conduzido pelo MPT desde 2020, com apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo. A previsão é de que a tecnologia beneficie cerca de 50 mil pessoas. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.