CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ciesp aponta queda na produção da Indústria, mas com vendas aquecidas

Os dados da Sondagem Industrial deste início de ano, apresentados pelo Ciesp-Campinas, demonstram uma queda no volume de produção das empresas. Os dados foram apontados por 32% dos empresários da

Ciesp aponta queda na produção da Indústria, mas com vendas aquecidas
Foto: Roncon & Graça Com

Os dados da Sondagem Industrial deste início de ano, apresentados pelo Ciesp-Campinas, demonstram uma queda no volume de produção das empresas. Os dados foram apontados por 32% dos empresários da indústria consultados, enquanto que em novembro de 2021, a queda atingiu apenas 20% das associadas.  

Na avaliação do diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, essa queda na produção deve-se à sazonalidade, já que sempre aos finais de ano e primeiro mês dos anos que se seguem, as indústrias normalmente apresentam uma diminuição de atividade. Ele esclarece que neste período o estoque é alto por causa das vendas aquecidas e portanto há menor produção.

Segundo Corrêa,  o crescimento nas vendas em Janeiro, apontado por 42% dos entrevistados, é favorável para esse mês e traz boa expectativa. Os empresários consultados na sondagem industrial deste início de  2022 apontaram ainda que os encargos trabalhistas deixaram de representar o maior peso nos custos de produção das empresas, dando lugar para os custos das matérias primas, componentes ou peças que aumentaram 63%.

Segundo Corrêa, esses números seguem como reflexo dos ajustes no setor trabalhista ocorridos no primeiro semestre de 2020. José Henrique Toledo Corrêa destacou como desafios para 2022, a necessidade de fortalecimento dos polos industriais regionais através de políticas públicas voltadas à produção industrial 

Em relação aos outros indicadores da Sondagem, como empregos, inadimplência, endividamento, capacidade instalada, lucratividade e projeção de investimentos futuros, eles estão dentro dos limites da normalidade, em relação à pesquisa anterior.

Compartilhe

Conteúdos