Ouça ao vivo

Fevereiro Violeta busca alfabetizar mais de 15 mil pessoas em Campinas

Foto: Henrique Bueno

A prefeitura de Campinas lançou a nona edição da campanha Fevereiro Violeta, contra o analfabetismo no município. Segundo dados do IBGE, são pelo menos 15 mil pessoas que vivem na cidade que não sabem ler e escrever. O trabalho é desenvolvido pela FUMEC, que conta hoje com 116 salas de aula em 80 espaços espalhados por todas as regiões da cidade. Quem se matricular, vai ganhar as passagens do transporte público, material e uniforme escolar, lanche e no caso daqueles que tiverem problemas de vista, óculos.

Para envolver o maior número possível de participantes, a prefeitura vai fazer o trabalho de busca ativa, em pontos considerados estratégicos, como terminais de ônibus e shoppings. O shopping Dom Pedro, inclusive, se tornou parceiro da iniciativa e vai disponibilizar no próprio estabelecimento comercial uma sala de aula. De acordo com o prefeito de Campinas, Dario Saadi, a pandemia impactou negativamente no programa de alfabetização do município. Ele espera retomar o bom desempenho do Fevereiro Violeta neste ano. Nos dois últimos anos, nós tivemos uma queda nas matrículas e a pandemia, infelizmente foi a causadora desta queda. Por isso que o Fevereiro Violeta de 2022 é muito importante para que a gente tenha um aumento no número de matrículas e consiga com a busca ativa achar, localizar aquelas pessoas que são analfabeta”, afirma.

O prefeito de Campinas preferiu não definir uma expectativa de matrículas na campanha deste ano, mas acreditar ser possível obter um número recorde. Para Dário Saadi é importante que as pessoas entendam a necessidade da alfabetização. Nós não traçamos uma expectativa. Nós queremos bater um recorde. Porque 15 mil pessoas em Campinas analfabetas, é algo muito difícil de você trabalhar. E não é por falta de estrutura, não é por falta de investimento, não é por falta de vontade. O que nós entendemos é que está faltando despertar nas pessoas a importância, a necessidade e a oportunidade de alfabetizar”, acredita. Quem estiver interessado em participar do Fevereiro Violeta ou quiser mais informações sobre a campanha, pode entrar em contato com a FUMEC através do telefone 3519 4300.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.