Ouça ao vivo

IMA faz chamamento público para estabelecer parcerias

Foto: Henrique Bueno

A Informática dos Municípios Associados, IMA, anunciou que fará um chamamento público para buscar empresas privadas de tecnologia interessadas em estabelecer parcerias estratégicas. A proposta é promover a aceleração e transformação digital e a inovação tecnológica na administração municipal e no serviço público. Assim, a IMA quer estabelecer parcerias com empresas que atuam em áreas como cybersegurança, computação em nuvem, qualificação profissional, modernização administrativa, tratamento de dados e outros.

A ideia é otimizar os serviços que dependem de tecnologia prestados à população. Com isso, situações simples e cotidianas, mas que dão trabalho, como assinaturas de contratos e pagamentos, sejam mais fáceis, acessíveis e sem burocracia. O prefeito Dário Saadi reconhece que as empresas particulares estão num nível superior e acredita que através das parcerias, poderá trazer para o serviço público toda tecnologia de ponta disponível no mercado.

Ele acredita que as tecnologias usadas pela prefeitura terão um salto de qualidade. “É uma mudança muito grande. Por quê? Até então a IMA fica desenvolvendo soluções, desenvolvendo tecnologias para o setor público. Enquanto o setor privado, com milhares de empresas, é muito mais ágil do que empresas públicas no sentido de desenvolvimento de soluções e tecnologias. Com essa parceria estratégica, com o chamamento público, a IMA dá um salto de qualidade, saindo do século XX e indo para o século XXI”, afirma.

O diretor-presidente da IMA, Elias Tavares, afirmou que não há limitação entre as empresas interessadas nas parcerias. Segundo ele, esses parceiros vão ajudar no desenvolvimento das tecnologias que hoje são necessárias para o serviço prestado pela empresa municipal. “O chamamento é amplo, a gente vai aceitar startups até as grandes empresas que tenham interesse em desenvolver com a IMA. E são produtos 100% IMA. Isso é legal deixar claro. Que a gente não vai ser, como se diz por aí, barriga de aluguel. Não existe isso. Na verdade a gente vai desenvolver tecnologias 100% IMA”, explicou.

Até a formalização dos acordos, serão necessários cinco passos distintos. Os dois primeiros já estão avançados, que são a criação e a publicação do edital nesta quinta-feira, 24. As demais fases são a análise das propostas, o memorando de atendimento e o acordo comercial.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.