CBN Ribeirão 99,1 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Mais de 43 mil alunos voltam às aulas na rede municipal de Campinas

Mais de 43 mil alunos voltaram às aulas nesta segunda-feira em 179 escolas municipais de Campinas. O ano letivo teve início para o ensino infantil, fundamental e EJA, com aulas

Mais de 43 mil alunos voltam às aulas na rede municipal de Campinas
Foto: Valéria Hein

Mais de 43 mil alunos voltaram às aulas nesta segunda-feira em 179 escolas municipais de Campinas. O ano letivo teve início para o ensino infantil, fundamental e EJA, com aulas presenciais. No total a rede municipal conta com quase 55 mil estudantes, mas as 29 creches conveniadas e 44 entidades colaboradoras já haviam retomado as atividades em 24 de janeiro.

A Prefeitura decidiu não adiar o início das aulas, mesmo com a transmissão da covid-19 em alta, pois foi constatado que o prejuízo ao ensino seria maior com o adiamento, conforme detalha o Secretário Municipal de Educação, Tadeu Jorge. “A ausência de atividades presenciais nas escolas certamente causou defasagem de aprendizagem significativas, apontamos esse novo ano letivo de 2022 como o novo grande desafio da educação que é mitigar esse prejuízo, essas deficiências de aprendizagem”.

A Secretaria de Educação informa ter investido mais de R$ 180 milhões em tecnologia para diminuir os prejuízos pedagógicos causados pela ausência de aulas presenciais durante a pandemia. Foram comprados diversos equipamentos de informática para alunos e professores.

O retorno obrigatório às aulas presenciais aconteceu em novembro do ano passado. Até então as atividades escolares eram realizadas de forma híbrida, com as turmas se revezando em formato presencial e online.

O Secretário afirma que casos de covid tem sido registrados desde o retorno das aulas presenciais. “Há casos pontuais, principalmente entre os adultos, e esses casos, graças aos protocolos estabelecidos pela vigilância sanitária tem sido detectados a tempo de que não impactem no ambiente escolar”.

Até por isso, ele faz um apelo aos pais, e responsáveis, para que as crianças sejam vacinadas. “A mensagem mais importante é que as crianças sejam efetivamente vacinadas, é uma proteção muito importante, não apenas individualmente, mas para o coletivo, proteção para a sala, para a escola que ele frequenta no dia a dia”.

Informações e agendamentos da vacina contra a covid-19 para crianças podem ser obtidas no site vacina.campinas.sp.gov.br.

 

Conteúdos