Ouça ao vivo

Operação contra tráfico internacional prende um em Sumaré

Divulgação/PF Campinas

Um dos 12 presos nas operações da Polícia Federal, comandada pela superintendência do Rio de Janeiro, foi detido em Sumaré, na manhã desta terça-feira, 15. As ações, contra o tráfico internacional de drogas, ocorreram de forma simultânea em cinco estados brasileiros e três países. A operação se concentrou na capital fluminense, onde uma das equipes, com dois blindados, se instalou na Vila Cruzeiro. Na sexta-feira passada, 11, uma operação na região terminou com nove mortos em confronto.

Foram duas ações simultâneas com objetivo de desarticular organizações criminosas voltadas ao tráfico e à lavagem de dinheiro. Na região, um homem foi preso em flagrante em Sumaré, com uma grande quantia de dinheiro, mas as circunstâncias da prisão não foram detalhadas. A Polícia Federal cumpriu 86 mandados judiciais expedidos pela 5ª e 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

As operações foram chamadas de Turfe e Brutium. A primeira delas cumpriu 20 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, além de medidas de cooperação policial no Paraguai, Espanha e nos Emirados Árabes. Com 18 meses de investigação, a Polícia Federal descobriu uma quadrilha responsável pela aquisição de drogas em países produtores, como a Bolívia e a Colômbia, pelo transporte do produto até o Brasil e pelo envio aos países europeus.

Já em relação à Operação Brutium, a Polícia Federal cumpriu 19 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. A investigação começou há dois anos e combate o tráfico internacional de cocaína envolvendo duas facções criminosas que buscam a droga no Peru e na Bolívia e enviam para a Europa. O trabalho teve colaboração de forças de segurança da França, Marrocos, Bélgica, Espanha e dos Estados Unidos. Até agora foram apreendidas mais de duas toneladas de cocaína no Brasil, Europa e África, além de R$ 3,5 milhões em dinheiro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.