A falta de infraestrutura no bairro Parque dos Pomares, em Campinas, tem causado a revolta de moradores, que enfrentam muitas dificuldades, principalmente nessa época de chuvas. A principal reclamação está relacionada à falta de asfalto, o que deixa as ruas em péssimo estado, tanto para o trânsito quanto para os pedestres. E os problemas vão se acumulando.
Com a chuva, a situação das ruas piora, impedindo que até mesmo os serviços públicos deixem de ser realizados. Na última semana, por exemplo, o caminhão da coleta de lixo não circulou no bairro. O transporte público também tem dificuldades para trafegar pelo bairro. Além disso, terrenos baldios estão abandonado, servindo de criadouro para mosquitos da dengue e outros animais, como ratos e escorpiões.
O que chama atenção é que o bairro fica próximo a alguns residenciais de alto padrão mais conhecidos de Campinas, como o Alphaville. Simone é moradora do Parque dos Pomares e explica que o problema no bairro é recorrente, mas que na época de chuva piora muito. Segundo ela, a situação neste começo de ano é insustentável. “Aqui no Parque dos Pomares, a gente está tendo um problema muito grande por causa da chuva. Como a rua não tem asfalto, tem muito buraco. Tá muito difícil para andar, tá muito difícil para andar com o carro. Fora os outros problemas. Mas no momento a gente está tendo muito problema por causa da chuva”, afirmou.
Silvana é outra moradora do local e enumera os problemas enfrentados pelos moradores do Parque dos Pomares. Ela acredita que o bairro, localizado no meio de residenciais de alto padrão, acabou por ser esquecido pela administração pública. “Os problemas que a gente enfrenta aqui no bairro são a dificuldade de acesso, em função da rua de terra. É um bairro que tem mais de 40 anos e a situação perdura até hoje. Estamos cercados por condomínios de luxo. E temos também o problema da coleta de lixo. Eu estou com todo o lixo da semana ali na minha lixeira
Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos trabalha desde o início da semana passada na manutenção das vias do bairro Parque dos Pomares, que recebe terra com máquinas e aplicação de material triturado, quando necessário. Quando chove o serviço precisa ser interrompido e quando é retomado muitas vezes precisa ser refeito. A Secretaria de Infraestrutura disse ainda que está desenvolvendo um projeto para o Parque Pomares, que deverá ser licitado ainda neste semestre para as obras de pavimentação e drenagem no itinerário de ônibus.