Pedido de revogação de lei sobre zoneamento não tem sentido, diz urbanista

Foto: Rogério Capela/Prefeitura de Campinas

O urbanista e professor da Faculdade de Arquitetura e urbanismo da PUC-Campinas, João Verde, criticou a decisão do procurador-geral de justiça do estado, Mário Luiz Sarrubbo, que impetrou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para revogar uma lei aprovada em 2018, que ampliou o perímetro urbano de Campinas. Na ocasião, a área urbana do município passou de 388 km² para 530 km², deixando o perímetro rural da cidade com cerca de 260 km².

O urbanista fazia parte da gestão municipal quando as leis foram discutidas, sendo que, segundo ele, houve os pareceres favoráveis do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e as leis do Plano Diretor e da Lei de Uso, Parcelamento e Ocupação do Solo foram aprovadas. Segundo o professor João Verde, todo o processo exigido para a regulamentação da lei foi cumprido, seguindo tudo aquilo que determina o Estatuto da Cidade. “O Estatuto da Cidade dá autonomia ao município, através do Plano Diretor, que é a maior lei da cidade. Então a Lei Federal dá atributo ao Plano Diretor, para que possam criar o perímetro urbano. E na verdade, criou-se essa macrozona, essa possibilidade de aumentos específicos, mas dependendo de estudos”, afirmou.

O urbanista João Verde, ressaltou que todo o processo está de acordo com a lei municipal e também atende todas as determinações da Constituição Brasileira. Segundo ele, a lei nem deveria ser objeto de questionamento na Procuradoria. “Não vejo conflito nisso. Está tudo de acordo com o Estatuto da Cidade, e em consequência está de acordo com a legislação federal, com a constituição, que justamente dá à prefeitura essa condição”, garante.

O procurador justificou sua decisão pela ausência de publicidade e participação popular , falta de planejamento técnico no processo legislativo, não realização de audiências públicas na Câmara após a apresentação de incontáveis emendas ao projeto de lei que alteraram parcela significativa dos dispositivos legais e atingiram a própria descrição do parâmetro.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Notificações de veículos abandonados em vias públicas aumentam em Campinas em 2025

Feira do Empreendedor 2025 abre inscrições para pequenos negócios até 15 de setembro

Hospital da Criança será reaberto em Limeira após quatro anos fechado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.