Todas as cidades da Região Metropolitana de Campinas entraram em estado de atenção por causa das chuvas dos últimos dias. Em Capivari, Monte Mor e Jaguariúna, por exemplo, famílias ficaram desabrigadas em razão dos temporais em áreas de risco.
O acolhimento a quem ficou sem casa fica sob responsabilidade das prefeituras. O presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), afirma que os municípios devem criar um fundo de emergência para esses casos.
Segundo Gustavo Reis, os municípios da Região Metropolitana também dependem de ajuda financeira do Governo do Estado no socorro aos desabrigados pelos temporais.
Além dos estragos causados pelas chuvas, o aumento de casos da covid-19 e outras síndromes gripais fez com o que o Estado socorresse cidades da região. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico informou em reunião no Parlamento da RMC, no início desta semana, que 50 novos leitos de UTI serão instalados na região, com verba estadual.