Ouça ao vivo

Prefeitura de Sumaré suspende reajuste na tarifa de água

Susy Coutinho -Prefeitura de Americana / Divulgação

A Prefeitura de Sumaré publicou uma lei municipal proibindo o reajuste na tarifa de água e esgoto na cidade até dia 31 de dezembro deste ano. O documento foi aprovado por unanimidade durante a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal no ano. Além disso, a lei determina que após o período de suspensão estipulado, não será possível aplicar o reajuste de uma só vez, e ele deverá ser escalonado ao longo dos próximos cinco anos.

A Prefeitura afirma ser contrária a qualquer reajuste neste momento de pandemia. No último mês, a concessionária BRK Ambiental anunciou um aumento de 13,7% na tarifa, reajuste autorizado pela agência reguladora do serviço na região, a ARES-PCJ.

A concessionária BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento na cidade, enviou a seguinte nota sobre o assunto:

“A BRK informa que a nova estrutura tarifária leva em consideração o IPCA IBGE dos períodos de outubro de 2019 a setembro de 2020 e outubro de 2020 a setembro 2021, conforme previsão contratual. Todo o processo foi acompanhado e aprovado pela ARES-PCJ – agência reguladora do contrato. A empresa ainda avalia que medidas irá adotar.

Com a publicação da lei, a BRK não aplicou o reajuste tarifário aprovado pela agência de regulação dos serviços. As tarifas, neste momento, se mantêm inalteradas e qualquer mudança será comunicada previamente aos clientes.

A concessionária permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos.”

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.