Ouça ao vivo

Vacinação de crianças em Campinas está abaixo da média

Foto: Valéria Hein

A prefeitura de Campinas informou que apenas 19,2% das crianças com idade cinco e 11 anos já tomaram uma dose da vacina contra a covid-19 no município. Isso corresponde a cerca de 22 mil jovens imunizados, num universo de 112 mil pessoas dentro dessa faixa etária. O número preocupa, quando os números são comparados a outras grandes cidades do país. Na capital São Paulo, por exemplo, 51% desse público já foi imunizado. No Rio de Janeiro o índice está em 40% e em Salvador é de 38%.

Paralelo a isso, o número de casos confirmados de covid-19 nas crianças em Campinas cresceu 97% em relação ao ano de 2020. Já os casos graves entre as pessoas de cinco a 11 anos aumentou 137% no período em análise. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andreia Von Zuben, a situação do município é muito preocupante.

Segundo ela, nem mesmo os índices de imunização de crianças com comorbidades é satisfatório. “Chamando muito atenção, que mesmo as crianças com comorbidades, aquelas crianças que têm outras doenças, doenças de base, elas também (não se vacinaram). O número está bem aquém da população-alvo. Então está chamando muito a atenção também”, afirmou.

Para sensibilizar os pais sobre a importância da vacinação, a prefeitura de Campinas reuniu alguns profissionais médicos, que ressaltaram a necessidade de imunização das crianças. O pediatra Luiz Alberto Verri analisou alguns dados que mostram o risco que os mais jovens correm na pandemia. Segundo ele, nos últimos dois anos, a covid-19 foi a segunda causa de morte de crianças no Brasil. Foram 1.450 mortes de crianças desde o início da pandemia e 24 mil internações em UTI com Síndrome Respiratória Aguda Grave. O médico Luiz Alberto Verri disse que a maioria desses casos se refere a pessoas sem vacina.

“Eu acho que são dados importantes. Todo mundo pensa ‘ah, meu filho vai pegar uma gripe’. Não. A maioria evolui bem, mas existem casos que vão a óbito e ou que precisam ficar internados em UTI. E normalmente essas crianças todas eram crianças não vacinadas, que até então não tinha sido realizada vacinação em crianças, que evoluíram ou para a morte ou para quadros realmente graves”, garantiu. A vacinação contra a covid-19 em crianças com idade entre cinco e 11 anos em Campinas prossegue na cidade. Os agendamentos podem ser feitos no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.