A resistência do rock progressivo da banda Bacamarte em pleno anos 80

Embora tenha um público fiel, o auge do rock progressivo aconteceu na década de 70.  Só que algumas tentativas entraram para a história e permanecem cultuadas. É nesse terreno que entra o Bacamarte. Em 1983 o grupo  lançou o lp “Depois do fim ”. Esse foi praticamente o último capítulo de uma batalha que vinha desde 79.

Lançado de forma independente, o disco “Depois do Fim ” teve a ajuda da Rádio Fluminense FM, que fez história no Rio de Janeiro  ao divulgar artistas então desconhecidos. A boa repercussão serviu de incentivo para que o guitarrista  Mário Neto,  fundador do Bacamarte,   montasse  um selo com a intenção de  lançar uma  edição limitada do  lp.

O Bacamarte fez vários shows  na capital fluminense , incluindo o circo voador, mas a geração dos anos 80 do rock Brasil buscava um  som mais simples e a  banda foi  pra escanteio, mas deixou um raro  registro tendo Jane Duboc nos vocais !

Confira esta edição

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Marcelo Elói

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Ralph Macchio e Jackie Chan unem gerações de fãs em Karate Kid: Lendas

Do clássico de 1984 à releitura em forma de kung fu, em 2010, a franquia Karate Kid atravessou décadas e arrebatou fãs de diversas gerações. Em 2018, a série Cobra Kai trouxe de volta os personagens mais marcantes da trilogia de Daniel San e Sr. Myiagi. Agora, dois dos nomes mais importantes dos filmes estão de volta juntos. Ralph Macchio, como Daniel Larusso, e Jackie Chan, o Sr. Han, são mestres que vão unir as artes marciais em Karate Kid: Lendas.

Encontro de carros esportivos em Americana vai arrecadar alimentos

Americana recebe neste domingo o Americana ExpoCars, encontro de carros esportivos e exclusivos no pavilhão da Fidam. O evento será das 9h às 17h, com entrada mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade do município.

Anti-heróis da Marvel, Thunderbolts chegam aos cinemas esta semana

Mais uma aventura da Marvel estreia nos cinemas neste fim de semana prolongado pelo feriado. Thunderbolts traz a história de uma equipe de anti-heróis que é recrutada para uma missão perigosa. Yelena Belova, Bucky Barnes, Guardião Vermelho, Fantasma, Treinadora e John Walker formam o grupo de desajustados e rejeitados que, pegos numa armadilha, são obrigados a embarcar num plano ofensivo que os fará confrontar os maiores traumas e cicatrizes do passado. Prontos para agir a favor de causas duvidosas, os seis parecem ser a escolha errada para lidar com os desafios de alto risco ao lado do governo.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.