A resistência do rock progressivo da banda Bacamarte em pleno anos 80

Embora tenha um público fiel, o auge do rock progressivo aconteceu na década de 70.  Só que algumas tentativas entraram para a história e permanecem cultuadas. É nesse terreno que entra o Bacamarte. Em 1983 o grupo  lançou o lp “Depois do fim ”. Esse foi praticamente o último capítulo de uma batalha que vinha desde 79.

Lançado de forma independente, o disco “Depois do Fim ” teve a ajuda da Rádio Fluminense FM, que fez história no Rio de Janeiro  ao divulgar artistas então desconhecidos. A boa repercussão serviu de incentivo para que o guitarrista  Mário Neto,  fundador do Bacamarte,   montasse  um selo com a intenção de  lançar uma  edição limitada do  lp.

O Bacamarte fez vários shows  na capital fluminense , incluindo o circo voador, mas a geração dos anos 80 do rock Brasil buscava um  som mais simples e a  banda foi  pra escanteio, mas deixou um raro  registro tendo Jane Duboc nos vocais !

Confira esta edição

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Marcelo Elói

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ep.165 – Dra. Thaís Villa

Duo Viola & Cravo se apresenta na Casa de Cultura Fazenda Roseira; entrada é de graça

Duo Viola & Cravo estreia turnê “EnLace” em Campinas neste sábado  

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Ep.165 – Dra. Thaís Villa

A enxaqueca, condição neurológica caracterizada por dores de cabeça intensas e incapacitantes, afeta milhões de brasileiros e está entre as principais causas de afastamento do

Duo Viola & Cravo se apresenta na Casa de Cultura Fazenda Roseira; entrada é de graça

O Duo Viola & Cravo estreia a turnê do projeto EnLace neste sábado, em Campinas. A apresentação será na Casa de Cultura Fazenda Roseira, às 16h30 da tarde, com entrada gratuita. O espaço abre meia hora antes, e há estacionamento no local. Formado por Ricardo Matsuda e Patricia Gatti, o duo propõe uma combinação rara de instrumentos: a viola brasileira e o cravo barroco. O repertório tem arranjos originais que misturam tradição oral brasileira, contraponto barroco e música instrumental contemporânea.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.