A resistência do rock progressivo da banda Bacamarte em pleno anos 80

Embora tenha um público fiel, o auge do rock progressivo aconteceu na década de 70.  Só que algumas tentativas entraram para a história e permanecem cultuadas. É nesse terreno que entra o Bacamarte. Em 1983 o grupo  lançou o lp “Depois do fim ”. Esse foi praticamente o último capítulo de uma batalha que vinha desde 79.

Lançado de forma independente, o disco “Depois do Fim ” teve a ajuda da Rádio Fluminense FM, que fez história no Rio de Janeiro  ao divulgar artistas então desconhecidos. A boa repercussão serviu de incentivo para que o guitarrista  Mário Neto,  fundador do Bacamarte,   montasse  um selo com a intenção de  lançar uma  edição limitada do  lp.

O Bacamarte fez vários shows  na capital fluminense , incluindo o circo voador, mas a geração dos anos 80 do rock Brasil buscava um  som mais simples e a  banda foi  pra escanteio, mas deixou um raro  registro tendo Jane Duboc nos vocais !

Confira esta edição

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Marcelo Elói

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mais um filme contando a história de Silvio Santos chega aos cinemas

Quintal dos Prettos celebra Consciência Negra com roda de samba em Campinas

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Mais um filme contando a história de Silvio Santos chega aos cinemas

Agora com Leandro Hassum no papel do apresentador, Silvio Santos Vem Aí se passa em 1989, logo após Silvio se candidatar à Presidência da República. A jornalista Marília, vivida por Manu Gavassi, é convocada a trabalhar na equipe do apresentador com o intuito de investigar a vida do candidato e prever qualquer tipo de ataque e jogo sujo dos adversários. Apesar de desconfiada, Marília é conquistada pelo carisma do comunicador, gerando uma parceria, mas também muitos embates. 

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

O projeto Raízes: Identidade e Cultura Negra vai apresentar um espetáculo teatral nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, das 11h às 11h40, em uma escola de Campinas. A peça reúne alunos, professores e moradores da comunidade e marca o encerramento das atividades do projeto, que começou em setembro.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.