A prefeitura de Campinas lançou, nesta quarta-feira, 23, novas funcionalidades para o aplicativo Cittamobi Acessibilidade, sistema que tem como objetivo tornar o transporte público da cidade mais inclusivo para as pessoas com deficiência visual.
Segundo o desenvolvedor, Luiz Porto, o app conta com mais de 400 comandos de voz para avisar o usuário das ruas e locais em que ele está passando, ajudando na acessibilidade. Para ele, além de melhorar a situação do transporte público, o sistema também ajuda no deslocamento a pé. “Existem muitos problemas que nós temos na hora de andar. Por exemplo, a gente desceu do ponto de ônibus, a gente tem que andar até o local de destino, ninguém pega ônibus para ficar parado no outro ponto. Então, nessa caminhada você também tem como pegar o itinerário para ir a pé até esse outro local. Ele mostra todo o caminho que você vai percorrer e vai te ajudando no percurso, mostrando esquerda e direita.”
Para o prefeito de Campinas, Dário Saadi, essas ações dão autonomia para quem mais necessita. “Esse aplicativo vai trazer liberdade e dignidade para quem tem deficiência visual possa usar o sistema de transporte público, se locomover e dar autonomia para que a pessoa possa se locomover sem grandes preocupações.”
De acordo o Secretário de Transportes da cidade, Fernando de Caires, as novas atualizações também trazem uma maior segurança para os usuários. “Quando a pessoa tem acesso à um aplicativo e ela sabe o horário que o ônibus vai passar, para quem estuda à noite, mulheres que ficam mais expostas, se você tem previsibilidade e a certeza de que o ônibus vai passar às 22h25, a pessoa consegue se programar para evitar ficar exposta.”
O aplicativo já conta com mais de 9 milhões de acessos, além de 107 mil downloads e 170 mil usuários ativos em diversas cidades do Brasil.