Ouça ao vivo

Audiência sobre vacina faz Youtube restringir canal da Câmara de Campinas

Foto: Divulgação/Câmara de Campinas

A plataforma Youtube decidiu restringir o canal oficial da Câmara de Campinas. A decisão imposta foi motivada pelo que a empresa entendeu como “envio de conteúdo com disseminação de informações médicas incorretas”. 

A determinação ocorreu após a transmissão da audiência pública capitaneada pelo vereador Nelson Hossri, do PSD, realizada na manhã desta quinta-feira.

O encontro debateu, segundo o parlamentar, o fim do passaporte vacinal e abolir o uso de máscaras por crianças e professores em escolas. 

Para o Youtube, o teor do que foi discutido contraria as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades locais de saúde sobre a COVID-19, o que, segundo a empresa, viola as políticas de envios de conteúdo da plataforma.

Com a decisão, o legislativo de Campinas está impedido de transmitir vídeos ao vivo, bem como de colocar novos vídeos no canal oficial.

A Câmara Municipal já contactou o Youtube esclarecendo que o vídeo levado ao ar não é peça de disseminação e sim uma audiência pública realizada no Legislativo, onde qualquer pessoa pode expor a opinião de qualquer matiz sobre o tema debatido.

O Legislativo espera ter condições para retomar as transmissões e envios de vídeos o mais rapidamente possível.

Nota do Vereador Nelson Hossri

“Sou vereador eleito, e dentre minhas funções como parlamentar é propor audiências públicas para debater assuntos de interesse de toda população, como assim o fiz no dia de hoje.

Agendei sim uma audiência pública e convidei várias pessoas que são autoridades em assuntos que envolvem vacinação, exigência de passaporte sanitário etc. Convidei até mesmo a Diretora do Devisa, Andrea Von Zuben, que não compareceu alegando que tinha outra agenda.

O Poder Legislativo tem o direito e o dever de discutir assuntos como este, e retirar do ar a audiência pública não é só censura como fere e ataca o Poder Legislativo Campineiro de forma covarde. Espero que o Presidente da Casa tome uma atitude em relação a este lamentável episódio porque calar um parlamentar é calar a democracia”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.