Campinas começa neste sábado a campanha de vacinação contra a gripe. Inicialmente, a dose estará disponível para idosos com 80 anos ou mais. No mesmo dia, haverá uma força-tarefa para intensificar a imunização contra a covid-19.
A estratégia, chamada de ‘Campinas Vacina Mais’, terá 20 Centros de Saúde abertos a partir das 8h em toda a cidade, para atender a população. As unidades terão doses contra a Influenza e contra a covid-19.
De acordo com a secretaria de saúde, a população com mais de 80 anos poderá receber, no mesmo dia, a dose da gripe e a dose contra o coronavírus. Este ano, a vacina de Influenza, contra a gripe, é composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin. Esse subtipo foi o responsável pela epidemia de gripe fora de época que atingiu São Paulo, Rio de Janeiro e outros Estados no fim de 2021 e início deste ano.
É importante também vacinar as crianças. Em Campinas, somente 49% das crianças de 5 a 11 anos tomaram a 1ª dose contra a covid e 25,6% estão vacinadas com as duas doses. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, é um resultado aquém do esperado.
A partir de segunda-feira, 28 de março, a vacina contra a gripe (Influenza) estará disponível para a população de 80 anos ou mais em todos os Centros de Saúde de Campinas.