A Prefeitura de Campinas confirmou nesta quarta-feira que acompanha a decisão do Governo do Estado de desobrigar o uso de máscaras em ambientes abertos no município. A medida entra em vigor nesta quinta-feira após a publicação do decreto no Diário Oficial. Em ambientes fechados, o acesso continua permitido apenas com a proteção facial.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea Von Zuben, explica que a diminuição nos números da pandemia e o percentual de pessoas vacinadas contra a covid-19 permitiram que o uso da máscara fosse abolido nos locais abertos. “Campinas foi mais restritiva em alguns momentos, mas hoje temos uma situação confortável”, afirma.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, diz que os números permitem a flexibilização, mas os cuidados para prevenir a covid-19 devem continuar para que não haja crescimento. “É muito cedo para falar que a pandemia acabou e a chance de em dois ou três meses se tornar uma endemia é muito grande”, aponta.
Na live realizada nesta quarta, a diretora do Devisa anunciou ainda que a partir da próxima semana, a vacinação contra a covid-19 em Campinas deixa de exigir agendamento. “A gente fez um piloto nas últimas semanas e não gerou aglomeração e nem tumulto”, conta Andrea Von Zuben.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que 95% do público-alvo de Campinas já completou o esquema vacinal com duas doses. Os dados apresentados apontam ainda a queda de atendimentos de 3,8 mil para 1,7 mil na última semana e a redução de 99% de casos de síndromes respiratórias na cidade em dois meses, desde que a variante ômicron começou a circular.