Ouça ao vivo

Campinas pode iniciar implantação do hospital pediátrico Mário Gattinho

Foto: Guilherme Pierangeli

Campinas começa a discutir a desativação de leitos para pacientes de covid-19 na rede municipal. O Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia se reúne nesta quinta-feira (10) para tratar da elaboração de um cronograma para a desativação dos 15 leitos de UTI e 25 de enfermaria para pacientes com covid-19 no Mário Gatti-Amoreiras. O encontro discute também o cronograma de obras no prédio para a implantação do Hospital Pediátrico Mário Gattinho no mesmo local, uma das principais promessas de campanha do prefeito Dário Saadi.

Segundo a Prefeitura, este planejamento ocorre em função da redução substancial de internações por síndromes respiratórias agudas graves, e a queda na busca por atendimentos de sintomáticos respiratórios, conforme destaca o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni. “Então isso nos permite falar que realmente a situação ficou muito mais confortável e está voltando a uma normalidade de manter um nível de doenças respiratórias que vão conviver com a gente o tempo todo, o que nos chama atenção é que a pediatria continua nos preocupando um pouco, até porque o número de leitos é mais baixo que de adulto, e a ideia da gente é desativar leitos covid e fazer um planejamento da pediatria em função da sazonalidade que se aproxima em abril, maio”.

O Mário Gatti-Amoreiras chegou a atender até 400 pacientes com sintomas gripais por dia, e atualmente a média diária está em 80. Situação parecida ocorre também no Hospital Ouro Verde, que chegou a atender cerca de 300 pacientes por dia, e agora recebe em torno de 50. Segundo a prefeitura, são esses números que permitem a mudança do Mário Gatti Amoreiras para o Mário Gattinho, passando a dar maior atenção para o atendimento pediátrico.

O prefeito Dário Saadi lembrou que a prefeitura assumiu o hospital após uma requisição administrativa do prédio onde funcionava o Hospital Metropolitano, ocorrida em março do ano passado. “E nós tomamos aquela decisão no auge da pandemia e foi uma decisão extremamente acertada, essa desativação de leitos já possibilita a discussão de um cronograma de transferência de pacientes que são atendidos por covid, para a adequação para que o hospital exclusivo para pediatria, para crianças, onde será instalado o Mário Gattinho”.

O planejamento é que, com a transferência da área pediátrica, o Hospital Mário Gatti amplie o pronto-socorro e a enfermaria para atendimento de adultos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.