CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Decisão de Barroso adia possibilidade de reintegração de área em Valinhos

As cerca de 450 famílias que ocupam uma fazenda particular, em Valinhos, há cerca de 4 anos, ganharam, pelo menos, mais dois meses de segurança com relação à possibilidade de

Decisão de Barroso adia possibilidade de reintegração de área em Valinhos
Foto: MST em São Paulo

As cerca de 450 famílias que ocupam uma fazenda particular, em Valinhos, há cerca de 4 anos, ganharam, pelo menos, mais dois meses de segurança com relação à possibilidade de despejo da área. A ocupação ficou conhecida como  Acampamento Marielle.

Nesta quarta-feira, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, estendeu o veto a despejos e desocupações até o final de junho deste ano. A reintegração, de acordo com a decisão anterior a de Barroso, poderia ocorrer a qualquer momento a partir desta quinta-feira.

Na tarde de ontem, enquanto Barroso participava da sessão no STF, um grupo de moradores e lideranças políticas fez um protesto em frente ao Fórum, da Vila Mimosa, em Campinas.

Essa é a segunda vez que o ministro prorroga o prazo para suspender as desocupações. No despacho, o ministro ressaltou que essa é a última prorrogação, já que as decisões têm sido tomadas para evitar um aumento da vulnerabilidade social das famílias durante a pandemia.

De acordo com moradores da ocupação, a fazenda era improdutiva e as famílias se dedicam à atividade agrícola tanto que receberam o Selo de Transição Agroecológica por parte da AMATER e da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o que demonstra o compromisso das famílias com a alimentação saúdavel e a reforma agrária. 

Eles reivindicam também que a Prefeitura de Valinhos indique uma nova área para que eles possam morar.

Em nota, a Prefeitura de Valinhos disse que não é parte do processo jurídico de reintegração de posse entre os moradores e os donos da Fazenda. Ressaltou que tem fornecido água para os moradores, além de atender as crianças nas escolas da prefeitura.

Compartilhe

Conteúdos