A Defesa Civil realizou em 22 de março um treinamento com servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, no qual foram abordadas as novas diretrizes para o enfrentamento de situações de risco durante a Operação Verão. Segundo o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, a Secretaria de Assistência Social é fundamental para ações de garantia de integridade da população de Campinas. “Trata-se de um treinamento onde você faz a integração das ações de defesa civil e da lei de assistência social, as ações das assistentes nas ações de desastre, dar um acolhimento mais adequado às pessoas afetadas por inundações e ajuda a integrar ações com outras áreas”.
Campinas foi a primeira colocada no Prêmio Município Cidade Resiliente, concedido pelo Governo do Estado de S. Paulo. A outorga da certificação. “Campinas adquiriu a classificação ouro e isso vem coroar um trabalho que vem sendo feito por vários órgãos da prefeitura como meio-ambiente, saúde, habitação, assistência social”, explica Furtado.
O Diretor fez ainda um balanço da Operação Verão da Defesa Civil na região, e explica que uma reunião na última semana de março determinará os rumos da operação deste ano. “Este ano o mês de janeiro foi bastante intenso, superou as ocorrências dos últimos 30 anos, nós não tivemos mortes até este momento, e uma reunião no Palácio dos Bandeirantes vai fazer um balanço da operação para determinar se ela vai ser prorrogada ou se vai ser encerrada em 31 de março”.