Ouça ao vivo

Estado tem menos de dois mil pacientes internados com covid-19

Reprodução / Governo do Estado

O governador João Doria (PSDB) realizou nesta quarta-feira (30) aquela que deve ter sido sua última coletiva semanal no cargo, já que no próximo sábado, dia 2, ele deverá deixar o cargo para concorrer à Presidência da República nas eleições de outubro. O vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), deverá assumir o cargo, e concorrer à reeleição em outubro.

Doria afirmou que não falaria sobre política na coletiva de hoje, e que amanhã, às 16h, fará uma nova coletiva para tratar somente dessas questões. O governador anunciou que 41 hospitais estaduais em todas regiões do estado não têm nenhum paciente internado com covid-19, e deu números e detalhes sobre a queda nas internações. “O número de internações de pessoas com covid-19, comparado com o pico da variante Ômicron, em janeiro desde ano, caiu 84% no estado de São Paulo, as internações pela covid vêm caindo há oito semanas sucessivos, e hoje, pelo quinto dia seguido, o estado tem menos de duas mil pessoas internadas (com covid-19).”

O coordenador do Comitê Científico do Estado, Paulo Menezes, afirma que o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras não impactou os números da covid-19 no estado até o momento. “Nós estamos completando duas semanas da flexibilização e não observamos nenhum impacto nos indicadores que observamos desde o início da pandemia, tanto número de casos, quanto internações e óbitos, que não só se mantém no padrão de descida, como há uma grande queda em relação ao início do ano”.

O coordenador executivo do Comitê Científico, João Gabbardo, afirmou acreditar que os números apontam para uma tendência de liberação das máscaras inclusive em ambientes onde elas ainda são obrigatórias. “Muito em breve essa obrigatoriedade do uso das máscaras em ambientes que ainda são recomendados, como transporte coletivo e unidades de saúde, isso pode ser flexibilizado para não mais uma obrigatoriedade, mas uma orientação, sugestão, uma recomendação”.

Aumento para servidores

Na coletiva foi anunciado ainda que foi sancionado o reajuste para o funcionalismo público estadual. O aumento passa a vigorar com a data de 1 de março, ou seja, os servidores estaduais já receberão o salário com reajuste a partir de abril. Receberão os reajustes 541 mil funcionários públicos do estado, sendo 346 mil servidores da saúde e segurança, que terão aumento de 20%, e 195 mil servidores de outras categorias, com reajuste de 10%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.