Ouça ao vivo

Guerra na Ucrânia pode fazer preços de pães e massas dispararem

Foto: Divulgação/PMC

A guerra na Ucrânia afetou diretamente os preços dos combustíveis, e mais produtos devem ter alta dentro de pouco tempo, dentre eles, os derivados de trigo, como os pães, por exemplo. Isso porque tanto Rússia quanto Ucrânia são grandes exportadores de trigo.

Segundo o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Rubens Barbosa, o valor do produto na Bolsa de Chicago (EUA) bateu recordes históricos nesta semana. “A desorganização daquela região já está causando um impacto grande no mercado de trigo, como nós vimos nas cotações aí, o trigo é um dos produtos mais afetados por causa da dependência do mercado global da produção que vem da Rússia e da Ucrânia, não haverá, na minha visão, nenhum problema no abastecimento, mas deveremos ter um aumento dos preços”

No interior do Rio Grande do Sul, a tonelada do grão atingiu R$ 1.960, valor recorde e um salto de 26% em uma semana. E isso já começa a ser sentido pelos consumidores, como Rosana Freitas. “Está tudo mais caro, o pão já subiu, peguei dois pãezinhos e saiu quase três Reais, antes eu pagava menos”.

Os russos são os maiores exportadores do produto no planeta. Já a Ucrânia ocupa a 4ª posição neste ranking. Os dois países são responsáveis por aproximadamente 30% do mercado mundial de exportação do produto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.