Ouça ao vivo

Mesmo sem a obrigatoriedade, muitos seguem usando máscaras em Campinas

Foto: Guilherme Pierangeli

Após quase duas semanas do fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em Campinas na maioria dos ambientes, muita gente ainda segue utilizando o equipamento de proteção. A obrigatoriedade deixou de existir em 19 de março, inclusive para locais fechados, exceto no transporte público e por aplicativo, unidades de saúde e clínicas em geral, e em escolas dos ensinos infantil, fundamental e médio, devido à baixa adesão vacinal das crianças e adolescentes. Também é recomendado o uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais.

Pelas ruas do Centro de Campinas há uma clara divisão, quase meio a meio, de pessoas que usam e das que não usam máscaras. Mas por quais motivos muitas pessoas seguem utilizando máscaras, mesmo sem a obrigação? A confeiteira Maria Aparecida Oliveira afirma que ainda não se sente segura para abandonar o uso. “Pra me proteger e proteger as pessoas , eu acho que não tá seguro ainda tirar a máscara, todo lugar que eu vou, aberto ou fechado, eu continuo usando a máscara”.

O aposentado Antônio Mendes contou que ele e a esposa, Odete, tiveram covid-19. Ela teve sintomas leves, mas ele disse ter passado 30 dias difíceis durante e após o período em que ele esteve infectado, e esse é um dos motivos para ele seguir utilizando as máscaras. “Com a liberação a gente acha melhor sustentar um pouco mais o uso, já que a gente passou um período longo usando, a gente sente que não tá na hora de relaxar, pois quanto mais risco você corre, aí você vai optar pelo uso”. Esse risco maior a que ele se refere é justamente o fato de mais pessoas estarem sem as máscaras após o fim da obrigatoriedade.

Apesar das quedas nas internações e nos casos, Campinas e o estado ainda tem números relativamente altos de novos casos diários. A média móvel atualmente é de 694 casos por dia, superior inclusive às registradas nos picos de 2020, 2021, e também superior à alta registrada em janeiro deste ano na cidade. A boa notícia é que as vacinas reduziram drasticamente o número de casos graves, que exigem internação.

O uso de máscara não é mais obrigatório em ambientes como shoppings, escritórios, comércio em geral, restaurantes, estádios, ginásios e parques, entre outros.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.