PF deflagra operação contra facção e cumpre dois mandados na região

Reprodução / PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (24) a operação Tarja Preta, com o objetivo de desmantelar uma facção criminosa da Bahia responsável por diversos crimes graves e violentos. Os mandados foram cumpridos em sete estados, e houve cumprimento de dois mandados em nossa região: um de prisão preventiva, e outro de busca e apreensão, ambos na cidade de Vinhedo.

Ao todo foram cumpridos 35 mandados de prisão preventiva e 46 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina. A facção que foi alvo da operação é acusada de diversos crimes graves, como homicídios, tráfico de drogas, tráfico de armas de fogo, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Justiça determinou a apreensão e o sequestro de diversos bens móveis e imóveis pertencentes aos integrantes da facção, e também o bloqueio de 40 contas bancárias utilizadas pelo grupo.

Investigações 

As investigações tiveram início em maio de 2020, e resultaram no organograma da facção, com detalhamento das funções desempenhadas por cada um dos membros. Os policiais federais apuraram que grande parte das ordens para o cometimento de diversos crimes vieram de dentro de presídios, e por isso os dois principais líderes da facção foram transferidos para um Presídio Federal, devido à constatação de que, mesmo presos, eles seguiram comandando o grupo criminoso.

A operação contou com o apoio das polícias dos estados, além de outros órgãos de segurança, e do Exército.

 

 

 

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia investiga caso de motorista que atropelou idoso e fugiu em Itapira

Homem é preso após roubo no Centro de Campinas

Homem é preso em flagrante por violência doméstica em Capivari 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Homem é preso após roubo no Centro de Campinas

Um homem foi preso na noite desta quarta-feira depois de participar de um roubo na Avenida Doutor Mascarenhas, bem no Centro de Campinas. A ação aconteceu por volta das 21h30, quando um motorista foi abordado ao sair de um bar.  Guardas municipais que passavam pelo local perceberam que algo estava errado ao verem três homens tentando entrar em um carro. Um deles estava praticamente pendurado na janela do motorista. Num primeiro momento, os agentes acharam que poderia se tratar de um embarque de passageiros por aplicativo, mas logo identificaram que era um roubo. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.