Ouça ao vivo

Prazo para regularizar título de eleitor segue até o dia 4 de maio

Foto: Danilo Braga

Em ano de eleição, a regularização do título de eleitor torna-se uma das maiores preocupações do brasileiro. Desta vez o prazo vai até o dia 04 de maio, valendo também para quem solicitar o primeiro título e/ou a transferência de domicílio.

De acordo com Leonardo Maciel, superintendente do Poupatempo, o órgão realiza uma busca para saber se existe a necessidade do cidadão ir até o local para a regulamentação. “No nosso app, tem em documentos pessoais o título de eleitor, e aí tem a possibilidade de consultar o local de votação, consultar situação eleitoral e, às vezes, na última eleição esqueceu de votar e está em dívida com a justiça eleitoral, então, ela tem que buscar essa regularização para que nas próximas eleições ela esteja apta para votar.”

Os jovens que completarem 16 anos até a data marcada para a eleição, em 2 de outubro, também já podem tirar o título. Para comparecer aos locais indicados é necessário realizar agendamento de data e hora no portal. 

Segundo o superintendente, das vagas oferecidas para atendimento, entre 50% e 60% são efetivas. “Eu ofereço, por hipótese, 10 mil vagas, comparecem 5 a 6 mil cidadãos. Então, sobram vagas no mutirão. O cidadão vai nos nossos canais para fazer o agendamento e ele já consegue seguir pelo serviço ali. Só vai pelo presencial quem, de alguma forma, consiga fazer uma biometria, ou tem que ajustar alguma informação, e aí é direcionado para o presencial, mas a grande maioria dos cidadãos conseguem fazer pelos meios digitais.”

Vale lembrar que o voto é obrigatório para todos os brasileiros que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos. Caso a situação não seja regularizada, a pessoa fica impedida de votar nas eleições. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.