Ouça ao vivo

Pres. do Conselho de Desenvolvimento da RMC aprova a liberação das máscaras

Foto: Reprodução Redes sociais

Mesmo com a liberação do uso de máscaras em todo o Estado de São Paulo, anunciada pelo Governador João Doria, as cidades da RMC discutem se vão acompanhar essa decisão. 

Americana, Indaiatuba, Valinhos, Sumaré e Vinhedo foram as primeiras cidades da região que adotaram a medida. Na opinião do Presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, a flexibilização foi acertada. “O Brasil avançou muito na vacinação e o estado de São Paulo é o primeiro estado da federação onde os vacinados estão na casa dos 90%. Acredito que os números que demonstram a queda exponencial do número de internações, assim como no número de óbitos, permitem essa decisão acertada do governador de tirarmos as máscaras praticamente dois anos após a utilização dessa proteção, que foi fundamental.”

Apesar de concordar, o presidente afirma que as medidas ainda são debatidas entre as cidades. “Nós vamos discutir, sem dúvida isso, na próxima reunião do conselho para que a gente possa ter uma decisão comum. Importante a gente entender que hoje o cidadão é metropolitano, nós não podemos olhar para uma cidade da região metropolitana de Campinas como uma ilha, o cidadão circula. Hoje o cidadão mora em Valinhos, trabalha em Vinhedo, estuda em Campinas, namora em Jaguariúna, ou seja, ele está em três, quatro cidades ao mesmo tempo e no mesmo dia.”

Esta decisão foi tomada após o governador ter recebido uma carta do Comitê Científico que demonstrava uma melhora consistente na situação epidemiológica. Com isso, fica decretado que o objeto de proteção torna-se opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula e academias, por exemplo. Em locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público segue obrigatório.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.