Alta nos preços do café e do pão gera pouco impacto no consumo

Foto: Valéria Hein

O aumento de quase 65% no preço do café não está gerando redução no consumo do produto. Dados  da Associação Brasileira da Indústria de Café apontam que o consumo tem até aumentado, em 1,7% entre novembro de 2020 e outubro do ano passado. 

Outro produto que compõe o café da manhã do brasileiro, o pãozinho, também está com os preços em constante elevação. O trigo vem subindo desde o ano passado, mas a guerra na Ucrânia gerou uma aceleração na alta dos preços. A Rússia é o maior exportador de trigo do mundo, e a Ucrânia, o quarto, e os dois países reduziram a oferta.

Apesar da elevação nos preços, Ana Célia Pagotto, proprietária de uma padaria na Rua Sacramento, em Campinas, não observou queda no consumo dos dois itens. “O segredo é não repassar de forma abrupta os aumentos aos consumidores”. E é o que ela tem feito tanto no caso do pão quanto do café.

A consumidora, Eleonora Fonseca, tem dado uma freada no consumo do pão. “Mas admito ser muito difícil abrir mão do café”. Apesar de ser um grande produtor agrícola, o Brasil importa quase 60% do trigo que consome. No caso do café, problemas climáticos têm interferido na produção, gerando impacto nos preços. 

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