Ouça ao vivo

Barulho de obra de construtora no período da noite incomoda vizinhos

Foto: Guilherme Pierangeli

Moradores de um condomínio no Jardim Nova Europa, em Campinas, reclamam dos problemas trazidos por obras da construtora MRV no terreno ao lado, onde dois condomínios de prédios estão sendo construídos. A principal reclamação é em relação ao descumprimento da lei municipal 11.642/2003, que proíbe o uso de máquinas ou aparelhos em construções ou obras em geral após às 19h.

A moradora Michele da Costa conta que a lei foi desrespeitada seguidas vezes pela obra. “Isso tem acontecido com frequência, começou há mais de um mês, chegando a ultrapassar o horário das 22h, e ao menos uma vez chegou até a 1h da manhã, isso vem acontecendo quase todos os dias, é um ruído de máquina, um barulho muito alto, principalmente pelo horário, e isso incomoda bastante, causando transtorno para a gente”. Em algumas oportunidades ela gravou, da janela dela, vídeos da obra acontecendo durante a noite (vídeo abaixo, após o final do texto). Moradores chegaram a acionar a Polícia Militar em uma das noites devido ao barulho, e reclamações junto à construtora foram registradas, mas não houve resposta.

Robson Xavier é outro morador que reclama do barulho da obra durante as noites. “Quase toda semana, duas ou três vezes por semana, o pessoal costuma estourar o horário, e tem dia que teve concretagem até 23h, atrapalha ver televisão, e não só isso, tem crianças pequenas, idosos, pessoal chega cansado, muita gente no home office, muita gente estudando, é um barulho que realmente incomoda pelo horário”. Os moradores reclamam também o barulho da obra durante o dia, que estaria ultrapassando níveis de decibéis estabelecidos pela norma técnica que trata do tema.

Diego Ferreira/Arquivo Pessoal

Outro problema é em relação ao muro com placas de vidro construído no entorno da obra. Moradores registraram imagens de pássaros que morreram no local ao choque com as placas. Diego Ferreira pede uma solução, como a pintura de faixas no vidro, por exemplo, a fim de melhorar a percepção do muro por parte dos pássaros. “No início dessa obra houve o desmatamento de uma área verde bem considerável, além disso a obra é cercada por um muro de vidro incolor, esse tipo de muro acaba causando a morte de muitos pássaros, que vem voando e colidem com o vidro, temos vários registros de animais mortos bem embaixo do vidro, eu acredito que uma construtora desse porte deveria ter uma prática sustentável”.

Nós entramos em contato com a MRV, que enviou a seguinte nota sobre o assunto: “A construtora lamenta pelo transtorno momentâneo e informa que sempre cuida para que sejam atendidas todas as normas e leis durante o processo de construção de um novo empreendimento, mantendo o expediente diário de trabalho nas obras acontece prioritariamente das 7h às 18h, de segundas às sextas-feiras. Em casos extraordinários, procura manter informados vizinhos e síndicos. De qualquer forma, a empresa se empenhará para evitar incômodos da vizinhança. Por fim, em relação aos muros de vidro, a empresa confeccionará adesivos para a resolução do problema com os pássaros.”

Também contatamos a Prefeitura de Campinas, que informou que enviará a fiscalização da Secretaria de Urbanismo ao local para verificar as denúncias em relação ao não cumprimento do horário permitido para as obras, e também para passar orientações sobre o muro de vidro. A administração municipal orienta os moradores a registrarem denúncias pelo telefone 156 sempre que o horário permitido para obras for excedido, para que a fiscalização seja realizada no local.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.