Os moradores do Jardim Marisa, em Campinas, vão poder castrar seus cães e gatos de 18 a 20 e de 25 a 27 de abril.
Para garantir uma das 1.500 vagas oferecidas pelo castramóvel, os responsáveis pelos animais devem agendar o procedimento entre os dias 12 e 14 de abril na Administração Regional 15.
O tutor do animal precisa ter mais de 18 anos e apresentar os documentos pessoais e um comprovante de endereço.
A AR-15 fica na rua Tenente Policial Militar Carlos Mendes, número 10, no bairro Jardim Marisa.
De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) de Campinas, Vagner Bellini, para estar apto à castração o cachorro ou gato deve ter entre 5 meses e 10 anos e as fêmeas não podem estar no cio ou amamentando.
Segundo Bellini, um dos objetivos do castramóvel é diminuir o número de animais abandonados.
É importante castrar o seu animal. Isso traz alguns benefícios para a saúde dele, além de evitar crias indesejadas e também possibilita que não haja um avanço de animais abandonados na nossa cidade. A próxima ação será no Jardim Marisa, mas outras já foram aprovadas, como Padre Anchieta, a região de Barão Geraldo, Jardim Carlos Gomes, Nova Europa, DICs, a região do Oziel…”
Além da castração, os animais vão receber um microchip de identificação e os medicamentos pós-cirúrgicos. O responsável pelo animal vai ser orientado sobre como remover as suturas em casa.
A expectativa do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Campinas é atender 10 mil cães e gatos ao longo deste ano.