Clique no ‘player’ abaixo para ouvir o programa na íntegra:
Desde 2020, temos visto no Brasil, protestos de entregadores de aplicativos de delivery pedindo melhores condições de trabalho, sendo que nestas últimas semanas eles têm ficado mais frequentes.
Porém, recentemente uma reportagem da Agência Pública expôs um esquema de perfis falsos criados nas mídias para forçar pautas de interesses dos aplicativos e até dispersar protestos e críticas negativas dos trabalhadores. Mas esse tipo de usuário fake não é novidade.
Neste episódio convidamos Marcelo Soares, jornalista especializado em dados, já trabalhou para jornais como Folha de S.Paulo e Los Angeles Times, é membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos e também é fundador do estúdio de inteligência de dados Lagom Data para falar sobre a influência de perfis falsos nas mídias desde antes das eleições de 2018, que hoje não se limitam somente à política, mas influenciam também em diversos mercados, como motoristas de aplicativos.
Ouça os episódios mais recentes do Transformação Digital CBN
Para você que estiver ouvindo esse episódio pelo Spotify não esqueça de clicar no botão “seguir”, e se você estiver ouvindo pelo Apple Podcasts deixe suas 5 estrelas e comentário.
Tem algum comentário sobre o novo formato do podcast? Tem alguma dúvida sobre este assunto? Quero saber sua opinião, me procure no Instagram, twitter e no Facebook para gente continuar este diálogo.
Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital