Como a ação de perfis fakes estão afetando o dia a dia das pessoas

Neste episódio convidamos Marcelo Soares, jornalista especializado em dados, que já trabalhou para jornais como Folha de S.Paulo e Los Angeles Times, é membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos e também é fundador do estúdio de inteligência de dados Lagom Data para falar sobre a influência de perfis falsos nas mídias desde antes das eleições de 2018.
Clique no ‘player’ abaixo para ouvir o programa na íntegra:

Desde 2020, temos visto no Brasil, protestos de entregadores de aplicativos de delivery pedindo melhores condições de trabalho, sendo que nestas últimas semanas eles têm ficado mais frequentes. Porém, recentemente uma reportagem da Agência Pública expôs um esquema de perfis falsos criados nas mídias para forçar pautas de interesses dos aplicativos e até dispersar protestos e críticas negativas dos trabalhadores. Mas esse tipo de usuário fake não é novidade. Neste episódio convidamos Marcelo Soares, jornalista especializado em dados, já trabalhou para jornais como Folha de S.Paulo e Los Angeles Times, é membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos e também é fundador do estúdio de inteligência de dados Lagom Data para falar sobre a influência de perfis falsos nas mídias desde antes das eleições de 2018, que hoje não se limitam somente à política, mas influenciam também em diversos mercados, como motoristas de aplicativos. Ouça os episódios mais recentes do Transformação Digital CBN Para você que estiver ouvindo esse episódio pelo Spotify não esqueça de clicar no botão “seguir”, e se você estiver ouvindo pelo Apple Podcasts deixe suas 5 estrelas e comentário. Tem algum comentário sobre o novo formato do podcast? Tem alguma dúvida sobre este assunto? Quero saber sua opinião, me procure no Instagram, twitter e no Facebook para gente continuar este diálogo. Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital
Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.