Ouça ao vivo

Cresce número de MEIs em Campinas

 

Números do Sebrae mostram que a quantidade de MEIs abertas em Campinas no primeiro trimestre deste ano já equivale a 27% de todo o ano passado.

Em 2022, de 1º de janeiro a 02 de abril, o Sebrae registrou a entrada de 4.173 microempreendedores individuais. Em todo o ano de 2021 foram abertas 5.482 MEIs.

O Analista de Negócios do Sebrae-SP Bruno dos Santos explica que os microempreendedores individuais estão mais confiantes com a economia e que algumas vantagens, como a oferta de crédito, são atrativas para os microempreendedores.

“As vantagens oferecidas na formalização da MEI, como redução de impostos, segurança previdenciária e facilidade de acesso a fornecedores ou até mesmo a crédito, por exemplo, é um dos grandes estímulos para que a realidade do empreendedorismo na nossa região não seja baseada somente na necessidade. Além disso, a flexibilização das regras decorrentes da pandemia mostram uma vantagem na abertura de negócios, já que traz ao empreendedor mais confiança para empregar o seu capital”. 

A especialista em Marketing Karina Carvalho confirma que a oferta de crédito e a garantia de direitos a atraíram para a formalização.

“Através do MEI eu tenho possibilidade de recursos que atendam tanto as minhas necessidades como as necessidades dos meus clientes – no caso de notas fiscais. Em relação às minhas, no que diz respeito às contribuições previdenciárias, baixo custo tributário, crédito diferenciado, o que nos faz caminhar nesse ramo de empreendedorismo de uma forma mais segura”.    

Atualmente, Campinas tem 108.010 microempreendedores individuais com CNPJ ativo.

Os segmentos com mais registros são os de cabeleireiros, manicures e pedicures com 7,3%; seguidos por promotores de vendas com 5,2% e pelo setor de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios com 4,7%.

A maioria dos microempreendedores individuais de Campinas tem entre 31 e 40 anos. Eles são responsáveis por 30% dos CNPJs ativos. Em seguida, vem os microempreendedores de 41 a 50 anos com 23,8% e os empreendedores de 21 a 30 anos com 21,8%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.