A Secretaria de Saúde antecipou para esta segunda-feira (25) o início da vacinação contra a gripe e sarampo para crianças entre seis meses e cinco anos de idade. Também já podem se vacinar contra a gripe as gestantes e puérperas, e contra o sarampo seguem podendo se vacinar os profissionais da saúde com doses atrasadas.
As vacinas contra gripe e sarampo podem ser aplicadas sem necessidade de intervalo, tanto em crianças quanto em adultos, ou seja, é possível tomar as duas no mesmo dia. A articuladora do Programa de Imunização de Campinas, Chaula Vizelli, ressalta a importância da vacinação no público infantil após um 2021 com baixa cobertura vacinal. “Já nos últimos anos a gente vem com baixas coberturas para influenza, então esse é nosso apelo para a população para que de fato atendam e venham vacinar, então temos essas três campanhas contra influenza, contra covid e contra sarampo, então é muito importante que os pais levem seus filhos para vacinação”.
A imunização ocorre em 65 dos centros de saúde de Campinas. Os únicos CSs que não aplicam as vacinas são os do Boa Esperança e Joaquim Egídio. Franciele Oliveira esteve no Centro de Saúde do Centro nesta segunda, e levou o filho e o sobrinho para serem vacinados. “Eu acho muito importante pois evita a gripe mais forte, tem gripe, mas ela é mais fraquinha, e eles ficam bem protegidos”.
A vacinação para o público infantil foi antecipada em uma semana levando-se em conta também a situação nas alas pediátricas dos hospitais de Campinas, conforme explica Chaula. “A vacina leva em torno de duas a três semanas para produzir os anticorpos, quanto antes vacinar este público teremos os benefícios para o indivíduo e para a coletividade, com as pessoas e as crianças estando vacinadas tem uma circulação menor do vírus entre a população e uma sobrecarga menor dos serviços de saúde”.
A queda na vacinação em todo o país levou ao ressurgimento do Sarampo, e há dois casos confirmados no estado de São Paulo em 2022. A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, e protege também contra rubéola e caxumba.
A vacinação em Campinas é feita sem agendamento. É necessário levar um documento com foto e o caderno de vacinação. Seguem podendo se vacinar contra a gripe os idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde que ainda não se vacinaram.
Desde o início da campanha de vacinação foram aplicadas mais de 72 mil doses da vacina contra a gripe em idosos, e cerca de 13,5 mil em trabalhadores da saúde. Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria. A campanha de vacinação contra a gripe continua até o dia 3 de junho.