A Embrapa Territorial está sob novo comando. Uma cerimônia de posse nesta segunda-feira (11) marcou o início da administração de Gustavo Spadotti como chefe-geral da unidade de Campinas. Spadotti assumiu o cargo que nos últimos seis anos era ocupado pelo pesquisador Evaristo Eduardo de Miranda, que ressaltou que a sucessão tenha ocorrido por mérito de Spadotti, que era analista da empresa. “Um dos orgulhos que nós temos na Embrapa, e que eu acredito que boa parte do sucesso da Embrapa é que não tem nomeação política, não tem nomeação de deputado, de partido, nada, a Embrapa faz processo de seleção, por méritos, as pessoas disputam, apresentam propostas, e os que melhores se qualificam que são escolhidos, aqui o mesmo processo foi feito, e tenho certeza que o Gustavo Spadotti vai fazer uma excelente gestão”, disse Miranda.
A solenidade de posse se deu no auditório da empresa, e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da Embrapa, Celso Moretti, que destacou a importância da Embrapa Territorial. “Você conhecer a dimensão territorial, trabalhar com inteligência de gestão e monitoramento territorial é extremamente importante para o agro brasileiro, então a ideia é que o Gustavo continue esse belo trabalho que vinha sendo feito aqui, e nós vamos continuar tendo boas notícias aqui na Embrapa territorial”.
Quem também esteve presente foi a deputada federal e ex-ministra da Agricultura, Teresa Cristina (Progressistas). “Se a agricultura brasileira é o sucesso que é, é porque ela é movida à ciência, e quem desenvolveu a ciência na agricultura brasileira foi a Embrapa, os centros todos de excelência, e esse tenho um carinho especial pois sou amiga do professor Evaristo de Miranda, e vim me despedir dele, e também tenho a dizer ao nosso querido Gustavo que ele tem muito a fazer, e vai fazer, pelo nosso agro, pelo nosso Brasil”.
Spadotti afirma que o principal desafio de sua gestão será lidar com a dinâmica da agricultura. “O grande desafio nosso é lidar com agricultura extremamente dinâmica, o que é realidade hoje pode não ser amanhã, para que a gente esteja ligado aos principais atores que estão envolvidos na nossa produção, e aí sim direcione o farol da pesquisa, que na Embrapa Territorial sempre estará direcionado ao setor produtivo, e com isso a gente espera estar levando sempre tecnologias relevantes para o nosso agro”.
Apesar da posse ter ocorrido em abril, a gestão de Gustavo Spadotti começou em janeiro deste ano. Sediada em Campinas, a Embrapa Territorial é um dos 43 centros de pesquisa da Embrapa.