Ouça ao vivo

Hospital particular especializado em pediatria pode desafogar SUS

Foto: Divulgação

A Irmandade Misericórdia de Campinas inaugurou nesta segunda-feira a Unidade Pediátrica Irmãos Penteado. Anexo ao hospital, o local terá atendimento exclusivo para crianças, sem qualquer contato com a unidade de atendimento adulto.

A unidade pediátrica será particular, com atendimento exclusivo a convênios, que ainda negociam parceria com o Irmãos Penteado e apenas um, a Beneficência Portuguesa, já assinou com a instituição. As empresas que já atuam no hospital adulto têm contratos independentes do infantil.

O coordenador clínico da Unidade Pediátrica, Péricles Motta, afirma que a abertura de leitos pode até mesmo desafogar a superlotação nos hospitais municipais e estaduais, que têm alta demanda de crianças por causa do vírus sincicial. “Temos sete leitos inaugurados e mais dez em implantação. Quanto mais tivermos, melhor para diminuir a pressão sobre os leitos”, diz.

Pediatra, Motta explica que em nem todos os casos é necessário que os pais levem as crianças imediatamente ao hospital e em casos de sintomas menos graves, o tratamento pode ser feito em casa. “Uma febre baixa e um sintoma respiratório leve talvez podem ser tratados hidratando a criança e limpar as vias aéreas já melhore”, detalha o médico.

A Unidade Pediátrica Irmãos Penteado tem estimativa de atender a uma média de 60 crianças por dia quando os convênios já estiverem firmados. O projeto de infraestrutura, com diversas especialidades médicas exclusivamente para crianças, é parecido com o do Mário Gattinho, que a Prefeitura de Campinas vai implantar, porém apenas para atendimento da rede privada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.