Ouça ao vivo

Pais demonstram preocupação com mato alto e entulho ao lado de escola

Pais de alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Comecinho de Vida, na Vila Orozimbo Maia, reclamam de problemas que vêm causando grande preocupação. Os problemas são o mato alto nos terrenos no entorno da unidade, e o descarte de entulho nesses mesmo locais, situações que favorecem a proliferação de animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões.

O motorista de aplicativo, Gilmar Gomes, é pai de uma aluna de cinco anos que estuda na unidade, e ele relata que, diante da situação, não consegue ficar tranquilo com a filha na escola. “Muito mato em volta do colégio, muito escorpião, aranha armadeira, fico com receio, pois o risco de óbito em relação a criança é muito alto, e a prefeitura não tomou uma atitude ainda”

A universitária Kiellen Budin é mãe de um aluno de três anos, e também demonstra preocupação. “A gente fica preocupado, o mato está enorme, está abandonado, pessoal coloca muito lixo lá, entulho, o que chama mais insetos que o normal, e atrapalha até na calçada, os pais, quando vão passar com as crianças ali”

A reportagem da CBN esteve no local nesta terça-feira (12) e constatou a situação ruim. Há locais em que o mato chega a ser mais alto do que a grade do entorno da escola, e há diversos tipos de entulho no terreno em um dos lados da unidade, desde sofás e outros móveis abandonados e queimados, até entulho de construção. A direção da escola adotou uma ação preventiva, e passou a criar galinhas d’angola, que são predadoras de animais como escorpiões, na área externa.

Nós entramos em contato com a prefeitura sobre a situação, e a secretaria de Educação enviou a seguinte nota:

Mensalmente, a Prefeitura faz a limpeza do mato no Centro de Educação Infantil Comecinho de Vida. A manutenção mensal afastou a presença de aranhas e escorpiões da escola. Em relação as galinhas d’angola, elas já estão na unidade há quatro anos e é uma das alternativas para evitar a presença dos aracnídeos.

 

Já a secretaria de Serviços Públicos enviou a seguinte resposta:

A Secretaria de Serviços Públicos, por meio da equipe da Administração Regional (AR) 10, vai iniciar, até segunda-feira, dia 18, a retirada do descarte irregular e a roçagem de mato no entorno da escola.

Essa coleta de entulho, para a qual precisa do uso de máquinas e caminhões, é feita com frequência, porém sempre volta a ocorrer.

Este tipo de atitude não se justifica e os cidadãos precisam ter consciência de que comportamentos como esses fazem mal a todos.

Campinas tem coleta de lixo domiciliar em toda a cidade; caminhão cata-treco; 16 ecopontos, que podem receber, gratuitamente, entulho, recicláveis e inservíveis (móveis etc); Usina Recicladora de Materiais (URM), que recebe restos de construção de médios e grandes geradores, entre outros.

Ao ver alguém descartando irregularmente, a população pode acionar a Guarda Municipal pelo 153, para flagrantes. Para solicitar serviços municipais, deve acionar o 156.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.