Ouça ao vivo

Prefeitura de Campinas investiga loteamentos irregulares e clandestinos nas Áreas de Preservação Ambiental

Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas

A Prefeitura de Campinas investiga loteamentos irregulares e clandestinos, especialmente nas Áreas de Preservação Ambiental.

A maioria delas envolve construções que acontecem nas áreas de preservação ambiental de Campinas, na região de Sousas, e Campo Grande.

Só na APA do Campo Grande, que abrange o distrito até a divisa com Hortolândia, foram 16 loteamentos clandestinos identificados pela Secretaria do Verde e Secretaria de Planejamento e Urbanismo.

Alguns dos embargos já feitos pela administração geraram multas R$ 2,8 milhões.

Além da prefeitura, equipes da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) também apuram a implantação de loteamentos irregulares aqui na cidade.

Até um vereador, que não teve o nome divulgado, estaria envolvido no esquema.

O Ministério Público também está investigando a formação de um grupo que estaria montando os loteamentos e vendendo terras sem a autorização da prefeitura.

Para que um loteamento seja montado, o empresário tem que cumprir uma grande quantidade de normas legais, como a compensação por danos ambientais, contrapartidas, como construção de escolas e creches, ruas, escoamento de água, canalização de esgoto e outras questões dependendo do local onde o loteamento vai acontecer.

A administração garante que trabalha para evitar que esse problema atinja toda a cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.