Ouça ao vivo

Procura por vacina contra a gripe aumenta em clínicas particulares

Foto: Danilo Braga

A vacinação contra a gripe em Campinas teve um 2020 com procura acima da média, e um 2021 com queda na vacinação e até sobra de vacinas. Esses movimentos tiveram relação direta com a covid-19. Em 2020, no início da pandemia, recomendava-se a vacinação contra a gripe para evitar sintomas gripais pela influenza, e com isso facilitar um possível diagnóstico de covid-19. Em 2021, com a vacinação contra a covid-19, e o intervalo de 14 dias estipulado entre a vacina contra a covid e a contra a influenza, muita gente priorizou a vacina contra o coronavírus, e deixou de lado a da gripe.

Agora, em 2022, com a maior parte da população já vacinada contra a covid, e o fim da exigência de um intervalo de 14 dias entre os dois tipos de vacina, espera-se uma procura maior, já que é possível tomar as vacinas contra gripe e covid no mesmo dia. A rede municipal de saúde já está vacinando pessoas com 60 anos ou mais, e profissionais da saúde.

Nas clínicas particulares já há a aplicação de vacinas sem restrição de público. Luís Alberto Verri é o médico responsável por uma clínica de vacinas no Jardim Guanabara, em Campinas. Ele afirma que a procura está maior neste ano, e deve aumentar ainda mais. “A procura da vacina contra influenza normalmente começa a aumentar agora no outono, eu acredito que a procura será grande pois estamos tendo casos de síndrome gripal onde você pode ter tanto o vírus da covid, influenza, rinovírus e outros vírus, então é muito importante tomar a vacina contra influenza neste ano”.

O médico explica que poderá haver uma circulação maior de influenza neste ano, e que a vacina disponível protege inclusive contra o subtipo Darwin, que provocou surtos de gripe no final do ano passado. “Provavelmente nós teremos um aumento de casos, ficamos dois anos com baixo número de casos de influenza devido ao aumento do número de covid, e com isso a população não tomou a vacina e não teve a doença, por isso a população ficou com uma imunidade mais baixa.

A fonoaudióloga Marilaine Rocha já tomou a vacina, e levou também os pais, o marido, e a filha. “Eu tomo a vacina da gripe já há muitos anos, esse ano já tomamos, já faz uma semana, a influenza é uma doença respiratória grave, principalmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades, em minha casa tenho meus pais, que tem comorbidades, então a gente quer imunizar, e eu sou muito a favor da vacinação”.

Na rede municipal a vacina é aplicada em 64 Centros de Saúde da cidade. Mais informações sobre a vacinação na rede pública de Campinas podem ser obtidas no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.