Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam aumento de até 26% em alguns tipos de crimes aqui na cidade de Campinas no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Apesar da pasta apontar que houve redução em roubos de carga, ataques a banco e nos latrocínios, roubos seguidos de morte, Campinas viu os homicídios dolosos, aqueles onde há intenção de matar, incluindo no trânsito, saltarem 8% neste período. No primeiro trimestre do ano passado, foram 60 crimes. Em 2022, 65.
Outro tipo de crime que ficou na casa dos 8% de alta foi o furto de veículos. Em 2021, Campinas registrou 1.384 casos. Este ano, foram 1.496 entre janeiro e março.
Já os roubos de veículos, aqueles em que há violência, mão armada ou coisas do tipo, subiram assustadores 26% na cidade. Enquanto que, no primeiro trimestre de 2021 foram 734 crimes registrados, este ano foram 926 ocorrências.
Outro índice que chama a atenção, negativamente, é o de estupro de vulnerável: alta de 20% em um ano.
No primeiro trimestre de 2021, foram 177 registros de ocorrências. De janeiro a março deste ano, 212 casos.
Os dados da Secretaria de Segurança Pública são divulgados mensalmente.
Na comparação entre fevereiro e março de 2022, Campinas teve aumento dos homicídios dolosos, tentativas de homicídio, lesão corporal, estupros e furtos em geral.