Ouça ao vivo

Unicamp muda protocolos e revive antigo problema após retomada presencial

Foto: Guilherme Pierangeli

Após pouco mais de 40 dias da retomada das aulas presenciais na Unicamp, algumas coisas mudaram em relação aos protocolos inicialmente estabelecidos pela universidade. Umas das mudanças é quanto à distância mínima entre os alunos em sala de aula, que deixou de existir. O reitor da Unicamp, Antônio de Almeida Meirelles, o Tom Zé, afirma que o fim do distanciamento mínimo facilitou a realização das aulas. “O afastamento já foi excluído das nossas normas no sentido da sala de aula, e isso facilitou muito o procedimento de aula mesmo, pois os ambientes são adequados”.

Com isso, não há mais o uso das chamadas “salas gêmeas”, nas quais uma turma era dividida em dois grupos, com um assistindo a aula que era ministrada no próprio local, e outro grupo acompanhando a mesma aula por vídeo, em outra sala. Essa medida havia sido tomada a princípio justamente para que houvesse a manutenção do distanciamento mínimo entre os alunos.

Em compensação, o uso de máscaras em ambientes fechados, como as salas de aula, segue obrigatório, até porque, desde a retomada, houve registros de casos de covid na universidade. “Tivemos pouquíssimos focos, não é que não teve nenhum, teve algum na área de humanas, a gente continuou monitorando o surgimento de focos, e aí tomava medida de fazer o monitoramento das pessoas que haviam tido contato, diante de algumas necessidade essas pessoas poderiam assistir a aula remotamente, a quantidade foi muito pequena, então não tivemos problemas significativos relacionados à pandemia”.

Mas outros problemas apareceram, ou melhor, ressurgiram com a retomada da atividade e da movimentação habitual dos campi. “Nós tivemos problemas de segurança no início, pois durante dois anos ficou sem gente no campus, então não atraia pessoas querendo cometer algum crime, os alunos hoje em dia tem laptop, tem celular, então eles são o foco de eventuais ações de marginais”. Segundo Tom Zé, ações foram tomadas para tentar reduzir o número de assaltos, e apesar dos problemas, no geral, a avaliação que ele faz da retomada é positiva.

A Unicamp retomou as aulas presenciais em 14 de março deste ano, após dois anos de aulas remotas devido à pandemia.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.