Ouça ao vivo

Alerta para geadas no estado nas próximas madrugadas preocupa agricultura

Lavoura de Feijão afetada pela geada em Elias Fausto - Foto: Domingos Pereira

O Estado de São Paulo tem alerta para geadas nos próximos dias. Isso deverá ocorrer por fatores como uma queda brusca na temperatura ainda nesta semana, a seca em que o estado se encontra, o fenômeno La Niña, e a umidade do ar. De acordo com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), as geadas podem ocorrer entre as madrugadas desta terça-feira (17) e de quinta-feira (19), e devem afetar várias regiões do estado.

Segundo a pesquisadora do IAC, Dra. Angélica Prela, as geadas ocorrem geralmente quando a temperatura fica igual ou inferior a três graus. “Aqui no estado de São Paulo vão ser principalmente as regiões de altitude, como é uma massa polar muito grande, então vai ter uma grande área do estado que vai ter essas temperaturas, divisa com sul de Minas, com o estado do Paraná, que são regiões de altitude elevada, a previsão é que ocorra sim essas geadas nas próximas duas noites”.

Angélica afirma que as culturas anuais, como milho, café, frutíferas de porte baixo, como morango, e hortaliças, devem ser as mais impactadas pelas geadas, e que não apenas a temperatura baixa impacta, mas também a quantidade de horas de exposição à essas temperaturas. Há ações que os agricultores podem tomar para minimizar os danos. “O mais que eles podem fazer é irrigação, logo de manhã, antes do sol nascer, logo após a geada, ou cultura protegida”, conta a doutora.

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro, afirma que a pasta dispõe de recursos para auxiliar os agricultores que porventura sejam impactados. “Nós estamos muito atentos nessa questão climática, a Secretária de Agricultura disponibiliza recursos, até para auxílio emergencial, como ocorreu no ano passado quando tivemos uma ocorrência de crise hídrica e geada ao mesmo tempo, o que nos estranha muito, e a gente não consegue mudar, é que a geada neste ano vem muito mais cedo, e isso pode ser um prejuízo grande, mas a secretária está aberta, pronta, e com recursos para socorrer quem tiver perdas confirmadas”.

As geadas geralmente atingem o Estado durante o final de junho e o mês de julho, meses de entrada e intensificação do inverno, e é justamente essa ocorrência precoce deste fenômeno que preocupa o setor. As localidades que tiverem chuvas isoladas devem escapar das geadas devido à umidade do solo, mesmo com a temperatura apta para que ocorra a geada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.