Ouça ao vivo

Aluguel tem inflação menor e pode impulsionar mercado em Campinas

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O Índice Geral de Preços do Mercado, o IGP-M, de maio registrou 0,52% de inflação no segmento aluguel. Apesar da alta acumulada de 10,72% em 12 meses, houve queda de quase 1% em relação a abril e quase 25% em relação ao acumulado até maio do ano passado.

A retração nos reajustes deve ser positiva para o mercado imobiliário de Campinas e região. O diretor de Gestão Patrimonial e Locação da Regional Secovi Campinas, Daniel Aranovich, explica que os índices mais baixos coincidem com a sazonalidade de uma das épocas de maior volume de negócios, que é a temporada de meio de ano das universidades. “Vem em uma época boa, pois Campinas tem um polo de ensino muito forte, e julho é um mês importante para o mercado de locação”, diz.

Inflação, obviamente, significa aumento de preço. Mas o diretor do Secovi Campinas crê que a negociação entre proprietários e inquilinos que pedem desconto no aluguel pode fazer com que a oferta de imóveis para locação aumente ainda mais neste meio de ano. “Chegamos a ter 30% de reajuste no ano passado e por isso a oferta de imóveis aumentou. Por isso, o proprietário pode aceitar uma redução no valor do imóvel”, afirma Aranovich.

O IGP-M ficou abaixo da prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) previsto para o fechamento de maio, de 0,59% e leva em conta todos os itens da economia de mercado e acumula 12,20% em 12 meses.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.