Ouça ao vivo

Aprendizes protestam em Campinas contra MP que pode impactar contratações

Foto: Guilherme Pierangeli

Jovens aprendizes de Campinas realizaram nesta segunda-feira (16) uma manifestação contra a Medida Provisória 1.116, que criou o programa Emprega + Mulheres e Jovens. Apesar do nome do programa, segundo entidades sindicais, ele traz retrocessos para os trabalhadores devido alterações que podem configurar desregulamentação e flexibilização da legislação trabalhista, incluindo itens sobre a contratação de jovens aprendizes.

Foto: Guilherme Pierangeli

Os manifestantes se reuniram no Largo do Rosário, e saíram em passeata pelas vias da região central, até chegarem à prefeitura. A Gerente do Patrulheiros Campinas e Coordenadora da Comissão Jovem Aprendiz do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente de Campinas, Adriana Arten, deu detalhes do risco que a Medida Provisória traz para a contratação e manutenção dos aprendizes. “Ela acaba prejudicando a aprendizagem, no Brasil serão 400 mil vagas que serão extintas, em Campinas 4,5 mil vagas, esta MP vem prejudicar o jovem de vulnerabilidade social, pois ele passa a contar como dois na cota de aprendizagem, então a cada dois jovens no mercado de trabalho, será reduzido para um”. As entidades que trabalham com os jovens entendem ainda que a MP livra de multas as empresas que não cumprirem a legislação sobre jovens aprendizes, e ainda pode suspender por dois anos novas contratações.

Claudinéia Alves é jovem aprendiz, e vê com preocupação os possíveis efeitos da MP. “Infelizmente várias pessoas hoje optam por trabalhos não legalizados, trabalhar no farol, trabalhos ganhando pouco, sem proteção, e o jovem aprendiz no geral são jovens que não tem a capacidade de só estudar pois a família não pode dar isso a ele, então o jovem aprendiz dá proteção para trabalhar e estudar, eles estariam sendo forjados a uma vida onde não conseguiriam crescer pois estariam em qualquer trabalho que não proteja eles, pois estariam em qualquer trabalho que não proteja ele, só pra ter renda”.

A MP está em vigor desde o início de maio, e os manifestantes pedem alterações nos pontos que tratam das contratações dos jovens aprendizes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.