Moradores temem extensão de horário de funcionamento de bares e restaurantes

Foto: Celina Silveira

Moradores e proprietários de bares e restaurantes de Campinas se encontraram em uma audiência pública nesta terça-feira (24) para debater propostas que possibilitem que empresários ofereçam música ao vivo sem desrespeitar o direito ao sossego dos munícipes.

Para a analista de RH, Alexandra Baez, a cidade precisa de uma legislação que defina quais estabelecimentos podem oferecer apresentações musicais e que determine o isolamento acústico do local.

Atualmente, segundo ela, os moradores do distrito de Sousas não conseguem descansar durante o fim de semana devido ao excesso de barulho.

“Sexta-feira à noite já começa, aí sábado vai o dia inteiro. Assim, não importa que não são dez horas da noite, eu estou na minha casa, eu quero dormir no sábado à tarde. A minha vizinha tem uma criança de um ano e ela tem que sair. A outra vizinha, o filho dela é autista e não consegue ficar em casa porque todo mundo resolve que vai colocar banda.”

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da região de Campinas, Matheus Mason, muitos comércios funcionam de forma irregular devido à burocratização e à lei complementar 208 de 2018 que, segundo ele, não abrange todas as necessidades dos proprietários.

A lei trata do uso do solo público e permite o funcionamento de bares e restaurantes nas zonas mistas do município até as 22h, sem música ao vivo. 

De acordo com Mason, 33% do faturamento do setor acontece após as 22h, por isso muitos empresários preferem trabalhar de maneira irregular.

“A gente entende que isso faz com que o empresário entre em um ciclo vicioso: ‘eu já não consigo respeitar a lei, eu preciso melhorar o movimento e eu estou vendo um estabelecimento, que não respeita a lei, colocar banda na calçada, então por que eu vou ter que respeitar a lei?’” 

A audiência também tratou sobre a extensão de horário de funcionamento de bares e restaurantes.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, as propostas colhidas durante a audiência vão contribuir com a construção de um decreto que vai regulamentar o horário de trabalho do setor.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia investiga morte de funcionário atropelado por bondinho em Holambra

Motociclista morre após acidente com fuga de veículos na Rodovia dos Bandeirantes 

Policial militar é afastado após ser flagrado fazendo gestos obscenos em ônibus

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.