Ouça ao vivo

Hemocentro da Unicamp divulga programação da campanha Junho Vermelho

Foto: Celina Silveira

 

Com a chegada do período mais frio do ano e das férias escolares, os hemocentros de todo país veem as doações de sangue caírem drasticamente.

Para tentar contornar a situação, o Hemocentro da Unicamp vai participar da campanha Junho Vermelho.

Durante as próximas semanas, um ônibus de coleta de sangue vai passar por diversas cidades do interior paulista, como Araras, Hortolândia, Itatiba, Paulínia e Mogi Mirim.

Em 14 de junho, a unidade instalada no Hospital Mário Gatti vai atender os doadores das 07h30 às 17h. 

No mesmo dia, o Hemocentro da Unicamp vai estender o horário de funcionamento para atender a população das 07h30 às 19h. 

O coordenador da divisão de Hemoterapia, Dr. Bruno Benites, explica que a campanha Junho Vermelho faz parte de um esforço para evitar que cirurgias sejam canceladas.

“O problema quando a gente não consegue manter o estoque mínimo é que para poder atender as urgências a gente acaba tendo que cancelar ou adiar alguns procedimentos cirúrgicos. Então, a nossa tensão de não conseguir manter os estoques é que pacientes tenham suas cirurgias, seus procedimentos adiados por conta disso”

O Hemocentro da Unicamp é responsável por coletar bolsas de sangue e distribuir hemácia, plaqueta e plasma para hospitais de 63 municípios da região.

Atualmente, o estoque de sangue está 40% abaixo do nível considerado “normal”. Entre os oito tipos sanguíneos, sete estão em nível crítico e um (o  tipo A+) está em estado de alerta. 

Para ser um doador basta ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar saudável. Menores de idade precisam ser acompanhados pelos pais.  Não é necessário fazer agendamento.

Toda programação da campanha Junho Vermelho está disponível no site hemocentro.unicamp.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.