Ouça ao vivo

IAC sedia feira sobre azeites em Campinas

Foto: Guilherme Pierangeli

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) sedia nesta semana a ExpoAzeite, tida pelo setor como a mais importante feira e encontro de azeites do Brasil, tanto pelo sucesso das edições anteriores quanto pelo pioneirismo no segmento.

Na feira há oportunidades de ampliar a visibilidade de produtos e fazer novos negócios, conforme conta a expositora Carolina Capoani, que veio do Rio Grande do Sul para apresentar os produtos no evento. “Nosso azeite é produzido em Canguçu, na metade sul do estado do Rio Grande do Sul, e esse é o segundo ano que a gente têm oportunidade de participar da ExpoAzeite, é um prazer para nós estar aqui e fazer networking, conhecer outros produtores da região de São Paulo e Minas, mais um ano, 2019 foi o primeiro ano, a gente teve muito retorno, é bem movimentado aqui, frequenta bastante gente”

Foto: Guilherme Pierangeli

A coordenadora do evento, Dra. Angélica Prela, do IAC, destaca o crescimento dos azeites nacionais no mercado, que teve uma safra neste ano superior à de 2021. “As pessoas ainda falam que ele tem um custo maior, ele tem também tem uma qualidade muito maior que um azeite importado, que demorou dois, três meses para chegar no Brasil, ou é um azeite de segunda linha, já o nosso azeite, do Brasil, é um azeite novo, e o que a gente tem visto é que o produtor brasileiro está visando mais a qualidade que a quantidade”. E esse crescimento vem dando resultados inclusive no exterior. Um azeite nacional, produzido na Serra Mantiqueira, no interior paulista, foi eleito recentemente um dos dez melhores do mundo, em um concurso realizado na Espanha.

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro, que também é presidente da Agrishow, uma das principais feiras agrícolas do país, exaltou a realização de eventos como este. “A feira é sempre de fundamental importância, eu me orgulho muito de quando junta os produtores em um único espaço, isso trás crescimento, mercado e competição, e apresentar à sociedade, ao público consumidor, o que tem de melhor nas nossas lavouras, fruto das pesquisas que São Paulo predominantemente faz, e investe pesadamente”.

A ExpoAzeite é voltada para citricultores, agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes, profissionais da área e demais interessados. Ela segue segue até quarta-feira, 18 de maio, das 8h às 17h, no IAC, que fica na av. Barão de Itapura, 1481, Botafogo.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.