Ouça ao vivo

Mais de 150 mil motoristas do estado precisam renovar a CNH até 31 de maio

Foto: Divulgação Detran

Termina na próxima terça-feira (31) o prazo para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação dos motoristas cujos documentos venceram nos meses de janeiro e fevereiro do ano passado. Segundo o Detran SP, cerca de 153 mil pessoas no estado precisam regularizar o documento até o final deste mês, sendo quase 5 mil delas em Campinas.

O Diretor de atendimento do Detran-SP, Ilídio Machado, relata os riscos que os motoristas correrão caso não renovem a CNH dentro do prazo estipulado. “Sem ter a renovação da CNH realizada esse cidadão não pode conduzir veículo, é uma infração gravíssima, ele está sujeito a 7 pontos no seu prontuário, e ele está sujeito a uma multa de R$ 293,47”.

Além disso, o condutor pode ter a habilitação apreendida e o carro detido. A renovação pode ser feita digitalmente ou presencialmente. “Acessando o portal do Poupatempo, do Detran ou o app do Poupatempo o cidadão dá início ao processo, navega confirmando suas informações e já parte para a realização do exame médico, e psicotécnico no caso de quem exerce atividade remunerada, caso ele precise atualizar alguma informação ele deve comparecer presencialmente às unidades, fazendo o agendamento”.

O prazo máximo permitido para dirigir com a CNH vencida é de 30 dias segundo o Código Brasileiro de Trânsito, mas, devido à pandemia, houve a prorrogação dos prazos, e há um cronograma diferenciado de renovação. Dependendo do mês e ano do vencimento, o prazo máximo pode variar de oito meses a até mais de um ano.

No final do mês que vem, por exemplo termina o prazo de renovação para motoristas cujas CNHs venceram em março e abril do ano passado. Mais informações podem ser obtidas nos sites do Poupatempo e do Detran SP, que são o poupatempo.sp.gov.br e detran.sp.gov.br. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.