Novos empreendimentos impulsionam vagas na construção civil na RMC

Foto: Guilherme Pierangeli

O setor da construção civil cresceu pelo terceiro mês consecutivo na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Segundo os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a RMC fechou março com saldo positivo de 334 empregos. Considerando os três primeiros meses do ano, a região chega ao saldo de 479 postos de trabalho a mais no setor. Os destaques ficaram por conta de Indaiatuba, com saldo positivo de 97 vagas e Campinas, com 86 postos de trabalho a mais.

Uma das construtoras lançando empreendimentos em Campinas e contribuindo para esses números é a Patriani, que investirá R$ 516 milhões em Valor Geral de Vendas ao longo do ano. O montante é referente a cinco novos empreendimentos na cidade. O plano da construtora representa um crescimento de 50% em relação à 2021, quando a companhia lançou três empreendimentos.

Bruno Patriani, CEO da construtora, fala sobre os investimentos da empresa neste momento de incertezas da economia. “Ainda falta muito imóvel no país, é um ano muito difícil de alcançar a mesma meta do ano passado, de R$ 1 bilhão no caso da Patriani, o último trimestre é muito ruim, você tem a Copa do Mundo, você tem a eleição, então é um ano um pouquinho mais complicas, mas estamos preparando lançamentos, só que é um ano em que a gente vai tomar mais cuidado”.

Apesar da taxa Selic estar em alta, o que é ruim para o setor, Patriani espera que um movimento de queda se inicie nos próximos meses. “A Taxa Selic, acho eu, que ela tende a dar uma descida, o país não suporta uma taxa alta por tanto tempo, e isso vai de encontro com nosso negócio, nosso negócio é amigo de juros baixos”. A construtora tem cerca de 930 unidades (apartamentos) em construção na cidade, e com os novos lançamentos ultrapassará a marca de 1.500 unidades.

Léo Mota, Diretor da LG Mota Imóveis, ressalta a importância dos novos empreendimentos imobiliários para Campinas. “Isso é um crescimento para a cidade, é a geração de novos empregos, para o público em geral que busca móveis mais novos, modernos e adaptados para este momento, com preços mais acessíveis que os antigos, então é um ganho para nossa cidade”.

Segundo a Patriani, o planejamento para novos empreendimentos no ano que vem já começou, e a construtora já está analisando terrenos para novos lançamentos em 2023.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prefeitura e Rede Mário Gatti são condenadas por não higienizar uniformes do SAMU

Distrito do Ouro Verde celebra 10 anos com programação especial neste fim de semana

Acidentes provocam congestionamento e deixam feridos no Anel Viário em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.