Ouça ao vivo

Pedestres de Campinas enfrentam dificuldade em faixas de travessia

Foto: Valéria Hein

A travessia em faixas de pedestres faz parte do dia a dia e, apesar de corriqueira, essa nem sempre é uma missão simples. Um exemplo é na região do Swiss Park, em Campinas. Na Avenida São José dos Campos, no balão de acesso ao bairro, imediatamente após a Rodovia Anhanguera, não há semáforos nas faixas de pedestres.

Com isso, em horário de pico, a travessia é quase impossível por causa do grande fluxo de veículos no trecho, que somada à falta de calçada num dos lados, causa um risco grande de atropelamento. Em situações como esta, a recomendação de especialistas é pela instalação de semáforos para evitar que o pedestre se arrisque numa travessia perigosa, como explica Jorge Paixão, coordenador dos cursos de Engenharia do Mackenzie Campinas, no grupo de Investigação Avançada de Acidentes de Trânsito.

Outro trecho complicado para o pedestre fica na Avenida John Boyd Dunlop, na altura da Estação Aurélia. Lá tem semáforo, muitas vezes o motorista acaba não respeitando quando acende o sinal verde para o pedestre. Jorge Paixão lembra que o desrespeito ao semáforo na faixa de pedestre gera multa. Para a pedestre, Aparecida Domingos, além da falta de respeito dos motoristas, também faltam faixas de pedestres em Campinas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a utilização de faixas somente é obrigatória, quando existir numa distância de até 50 metros de onde o pedestre se encontra. No caso de uma distância maior, o pedestre não é obrigado a caminhar até a faixa. No entanto, o pedestre também tem sua parcela de responsabilidade. Se for verificado descumprimento, além de o motorista não responder pela lesão corporal sofrida pelo atropelado, pode ainda o Poder Judiciário atribuir ao pedestre o dever de indenizar os danos ocorridos no veículo do motorista.

A Emdec informou que fará uma vistoria técnica no local informado para verificar as formas de aumentar a segurança durante a travessia de pedestres nos horários de pico.  Ressalta que está sendo realizado um trabalho de reforço na sinalização viária da cidade, com implantação de 48,2 km de sinalização de solo e 1,7 mil placas nos primeiros quatro meses deste ano.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.