Ouça ao vivo

Perícias médicas são retomadas no INSS após fim de greve de médicos

Foto: Guilherme Pierangeli

Os médicos peritos do INSS anunciaram na última sexta-feira (20) o fim da greve da categoria, e com isso eles retornam ao trabalho nesta segunda-feira (23). Foram 52 dias de greve, o que gerou grande impacto no atendimento em várias agências, inclusive aqui na região. O fim da greve ocorreu após uma reunião entre representantes da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) e o Ministro do Trabalho e Previdência (MTP), José Carlos Oliveira. Segundo a associação, todas as reinvindicações da categoria foram atendidas, e por isso o atendimento está retomado integralmente a partir de hoje.

Na agência do INSS no Centro de Campinas houve uma considerável movimentação de pessoas buscando perícia nesta manhã. Caso da Operadora de Produção, Luciana Ventura, que já está afastada há cerca de um mês para tratar um câncer, e tinha perícia agendada para esta segunda, mas ela foi remarcada. “Minha perícia estava agendada para hoje, às 9h, aí cheguei aqui, meu nome não estava na lista, fiquei aguardando, aí me falaram que foi remarcado, por falta de médico, por causa da greve, e foi remarcado para 16 de agosto, já estou sem receber tem quase um mês, sem pagamento, estou afastada por tratamento de câncer, e não sei o que vou fazer até lá”. Ela afirmou estar passando por dificuldades financeiras, já que com a perícia agendada somente para agosto, poderá ficar sem receber pagamentos até lá.

Já Elder Abibi tem um problema sério de visão, causado por uma doença, e precisa da perícia para dar entrada no benefício de prestação continuada, conhecido como LOAS. “Consegui para 8 de junho, estou em um abrigo e preciso receber um dinheiro para alugar um quarto, no dia 26 vou fazer cirurgia”.

O acordo que levou ao retorno dos médicos peritos envolveu pontos como um acerto sobre o reajuste. Ficou combinado que caso o governo federal conceda aos servidores públicos um reajuste linear, a categoria receberá da mesma forma. Mas, caso haja reajustes diferentes para categorias específicas, o Ministério se comprometeu a conceder 19,99% de reajuste para os peritos médicos.

Outras das principais exigências da categoria que foram atendidas incluem a limitação de 12 atendimentos por dia, o preenchimento da agenda de forma contínua e de maneira igualitária entre os turnos, não adotar punição contra os servidores que aderiram à greve, entre outras exigências.

Já os servidores do INSS continuam em greve, há uma adesão parcial, em algumas agências da região, o que também produz algum impacto no atendimento. Mas há a chance de que a greve termine nesta semana, segundo Cristiano Machado, que é diretor do sindicato que representa os servidores do INSS na região de Campinas. “Sobre a questão da paralisação, está mantida para o dia de hoje a greve, temos uma reunião marcada para as 14h com o MTP para recebimento da versão final do acordo de greve, tivemos uma reunião no sábado que deliberou pela assinatura do acordo e retorno ao trabalho”. Porém, ainda há pontos pendentes a serem discutidos no acordo, como a compensação dos dias parados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.