Ouça ao vivo

Hospital da PUC cancela cirurgias eletivas para conseguir atender puérperas

Foto: Reprodução/ Google Street View

O Hospital PUC-Campinas vai suspender as cirurgias eletivas a partir desta quinta-feira (19) para liberar seis leitos para as puérperas que estão no Centro Obstétrico, afirma a diretora-técnica do hospital, Dra. Rita Ishida.

“Nós estamos com 16 no Centro Obstétrico (CO). O que vamos fazer agora? Vamos cancelar as cirurgias eletivas para ocupar o leito do hospital dia para colocar as gestantes, as puérperas, que estão no CO para esse leito para poder dar vazão.”

O Hospital PUC-Campinas emitiu um comunicado, na tarde desta quarta-feira (18), em que orienta a população para que procure outras instituições de saúde no caso de pacientes de obstetrícia e infantil.

Na mensagem, o hospital alerta para a superlotação da UTI Neonatal.  O local tem capacidade instalada para 20 leitos, sendo que 16 são destinados ao SUS (Sistema Único de Saúde). Atualmente, porém, o espaço abriga 28 bebês prematuros, sendo 26 do SUS, destes, quatro são de outros municípios.

Além disso, no Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia e Centro Obstétrico, há quatro gestantes com previsão de parto prematuro, ou seja, possivelmente vão necessitar de um leito de UTI Neonatal.

Como se não bastasse tudo isso, a Enfermaria do hospital também está lotada, o que impacta no Centro Obstétrico (CO) que não encontra leitos para transferir as puérperas, mulheres que passaram por trabalho de parto.

Segundo a Dra. Rita Ishida, a ocupação dos leitos da unidade é informada todos os dias aos órgãos públicos competentes  à CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), mas até agora o hospital conseguiu apenas um leito para transferir uma paciente que está internada na enfermaria.

“Até foi falado que conseguiria transferir essas que não precisam de UTI-Neonatal, são duas, mas a gente conseguiu resposta para uma.”

O Hospital PUC-Campinas orienta que as gestantes busquem atendimento em outras unidades como o CAISM e a Maternidade de Campinas. Porém, nesta quarta-feira (18), a Maternidade informou que  continua com lotação máxima dos leitos disponibilizados para o Sistema Único de Saúde (SUS), tanto na UTI – Unidade de Terapia Intensiva – quanto na UCI – Unidade de Cuidados Intensivos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.