Ouça ao vivo

Terminal Central volta a ter catracas nas entradas

Foto: Arquivo/ Guilherme Pierangeli

O Terminal Central de Campinas voltará a ter catracas de acesso, e para passar por elas será necessário utilizar o Bilhete Único nos leitores instalados junto às entradas. O processo faz parte da revitalização do terminal, dentro do contexto da implantação do BRT. Os equipamentos já foram instalados nas entradas, mas a Emdec ainda não informou quando as catracas entrarão em operação.

A medida é polêmica, pois, por um lado, poderá ajudar no aumento da segurança do terminal, já que a cobrança pode inibir o acesso de pessoas que não utilizarão os ônibus no local, caso de criminosos, por exemplo. Além disso, há a possibilidade de isso acelerar o tempo de embarque.

O lado negativo é sobre o tempo de integração, que já começará a contar no instante em que o passageiro acessar o terminal. Por exemplo, caso um passageiro entre no terminal, espere por uma hora pelo ônibus, e depois de mais uma hora embarque em outro ônibus, ele não conseguirá fazer a integração, e terá de pagar outra tarifa, pois já terá excedido o prazo máximo para a integração, que é de duas horas, pois o primeiro acesso terá sido no terminal.

Foto: Guilherme Pierangeli

A enfermeira Jayne Santos acredita que, apesar disso, a mudança é benéfica. “Eu acho que tem as duas vertentes, tem um ponto positivo, ele vai adiantar o processo aqui dentro do terminal, vai ser mais rápido, e tem o negativo, que a gente vai ter integração contando em um tempo anterior, pois a gente não sabe qual horário o ônibus vai estar aqui, mas na minha opinião vai ser mais benéfico que maléfico, para a segurança do pessoal aqui dentro”.

A cuidadora Dagmar Marçal demonstra preocupação em relação à questão do tempo de integração. “Dependendo do horário não dá tempo, que a gente fica várias horas aqui esperando ônibus, mais de 40 minutos as vezes esperando ônibus, aí se for pegar outro pra fazer integração já não dá tempo, pois geralmente o outro também demora”. Durante as duas horas de integração o usuário pode embarcar em até três ônibus. Passado este período, uma nova tarifa é cobrada.

O Terminal Central já contou com catracas no passado, mas elas somente contabilizavam o número de usuários, não era necessário pagar alguma tarifa para acessar o local. Diariamente circulam pelo Terminal Central 70 mil passageiros, que utilizam 40 linhas de ônibus.

A CBN entrou em contato com a Emdec com questionamentos sobre a mudança, mas não obteve resposta até o momento.

*Atualizado às 14h27

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.